Processos de produção

Os processos de secagem e armazenagem dos nossos produtos são realizados utilizando a mais alta tecnologia, buscando segurança e eficiência das operações e qualidade dos produtos. Esse processo abrange as atividades desde o campo até o recebimento e armazenagem nas unidades de beneficiamento da Arrozeira Banhado. O transporte do arroz e da soja até a unidade de beneficiamento é realizado com o máximo de cuidado, a fim de preservar a qualidade dos grãos. Cada etapa do processo é inspecionada e ajustada para que se obtenha um produto de excelente qualidade.

Estrutura Física

Arrozeira Banhado conta com uma moderna estrutura de secagem e armazenagem de arroz. Tem capacidade para estocar 45 mil toneladas de arroz em suas unidades de beneficiamento; recebendo 1500 ton/dia.

Meio Ambiente

Nas áreas cultivadas pela Empresa, é feito o recolhimento de filtros de lubrificantes e de embalagens vazias de agrotóxicos para posterior envio a pontos de coletas. São utilizados tanques de combustível e rampas de lavagem com caixas de retenção de resíduos, para reduzir possíveis impactos negativos ao meio ambiente.

Gado de corte de Aceguá - RS.

A criação do gado, com trabalho continuo em melhoramento genético a Arrozeira Banhado, busca somente animais com características de desempenho adequadas para maior produção de carcaça em um período menor de tempo de engorda a campo em pastagem de azevém trevo e cornichão.

Rs Ganha Câmara Temática de Irrigação

​​​​​​​

Foto: Fernando Dias/Especial JM

Iniciativa surgiu devido à estiagem que assola o Estado

Iniciativa surgiu devido à estiagem que assola o Estado

Buscar alternativas para dar eficácia à política estadual de irrigação, ampliando-a com novos programas e aperfeiçoando os existentes. Com esse objetivo, a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) publicou, na sexta-feira (22/5), a Instrução Normativa 10/2020, que cria a Câmara Temática da Irrigação.

Segundo o secretário Covatti Filho, a intenção é ouvir sugestões de representações de produtores rurais, fabricantes de equipamentos, empresas elaboradoras de projetos e demais parceiros da irrigação. "Investir em irrigação é a melhor resposta que podemos dar para a seca. Por isso criamos a câmara temática para discutir um programa consistente para ampliação da área irrigada no Estado e garantir mais segurança ao produtor quando faltar chuva", pondera Covatti.

O diretor de Políticas Agrícolas da Seapdr, Ivan Bonetti, informa que os cultivos de verão como milho, soja e feijão, além de outros de sequeiro como frutíferas e hortaliças, somam cerca de 7 milhões de hectares, dos quais, atualmente, menos de 3% contam com irrigação. "Existe também a necessidade de irrigação nas pastagens para a produção leiteira e de corte", argumenta.

Por outro lado, conforme Bonetti, o regime anual de chuvas do Rio Grande do Sul é muito bom, ao redor de 1.600 mm/ano. "O que permite fazer reservação de água que normalmente é usada como irrigação suplementar, ou seja, utilizada por algumas semanas nos meses de verão, mas sendo decisiva para garantir boa produtividade das lavouras", explica Bonetti.

A Seapdr desenvolve o programa Mais Água, Mais Renda, cuja licença de operação foi recentemente estendida por mais um ano pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). "Graças a este programa, foram irrigados 86,5 mil hectares nos últimos anos, sendo que 70% nos três anos subsequentes à estiagem de 2012. O programa Segunda Água, em parceria com o governo federal, também vem beneficiando agricultores familiares", disse Bonetti.

Por meio da Câmara Temática da Irrigação, a expectativa é ampliar tanto a reservação de água como os projetos de irrigação, para que os agricultores tenham mais segurança em suas atividades. "Assim, estarão preparados para enfrentar as recorrentes estiagens no Estado", projeta Bonetti.

Veja aqui a Instrução Normativa Seapdr 10/2020.

Fonte: http://www.jornalminuano.com.br/noticia/2020/05/25/rs-ganha-camara-tematica-de-irrigacao

Mais notícias

Agronegócio
11 de dezembro de 2020 Exportação de Milho
Leia mais
Agronegócio
04 de dezembro de 2020 Brasil Deve Atingir Média Global de Inseminação Em Cinco Anos
Leia mais
Agronegócio
27 de novembro de 2020 Declaração Anual de Rebanho Deve Ser Entregue Até 30 de Dezembro
Leia mais
Agronegócio
17 de novembro de 2020 Acordo de Compra É Selado Entre Plataforma Plantup e Slc Agrícola
Leia mais

Fale conosco

Entre em contato com a Arrozeira Banhado. Utilize o Fale Conosco do Site para esclarecer suas dúvidas, enviar sugestões, elogios e solicitar informações sobre produtos e serviços. Este é o seu canal on-line para um atendimento rápido e fácil.

O site da Arrozeira Banhado é o seu mais novo canal de notícias e informações. Se preferir, além do formulário, utilize os canais de contato alternativo listados abaixo.