Processos de produção

Os processos de secagem e armazenagem dos nossos produtos são realizados utilizando a mais alta tecnologia, buscando segurança e eficiência das operações e qualidade dos produtos. Esse processo abrange as atividades desde o campo até o recebimento e armazenagem nas unidades da Arrozeira Banhado. O transporte do arroz e da soja até a unidade de armazenamento é realizado com o máximo de cuidado, a fim de preservar a qualidade dos grãos. Cada etapa do processo é inspecionada e ajustada para que se obtenha um produto de excelente qualidade.

Gado de corte de Aceguá - RS.

A criação do gado, com trabalho continuo em melhoramento genético a Arrozeira Banhado, busca somente animais com características de desempenho adequadas para maior produção de carcaça em um período menor de tempo de engorda a campo em pastagem de azevém trevo e cornichão.

Meio Ambiente

Nas áreas cultivadas pela Empresa, é feito o recolhimento de filtros de lubrificantes e de embalagens vazias de agrotóxicos para posterior envio a pontos de coletas. São utilizados tanques de combustível e rampas de lavagem com caixas de retenção de resíduos, para reduzir possíveis impactos negativos ao meio ambiente.

Estrutura Física

Arrozeira Banhado conta com uma moderna estrutura de secagem e armazenagem de arroz. Tem capacidade para estocar 45 mil toneladas de arroz em suas unidades. Recebendo 1.500 ton/dia.

Análise do Mapa Mostra Que Sementes Recebidas Por Brasileiros Contêm Pragas Que Não Existem No País

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) divulgou, nesta quarta-feira (26), a análise de 36 amostras de pacotes de sementes não solicitadas que chegaram via Correios na casa dos brasileiros e foram encaminhadas ao Mapa. As análises realizadas pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária em Goiás (LFDA-GO), referência em sanidade vegetal, indicam que 47% das amostras já analisadas apresentam risco fitossanitário ao país.



No Rio Grande do Sul, a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) recebeu nas suas inspetorias 46 pacotes oriundos do exterior com material vegetal sem origem determinada. A maioria deles, com sementes. Uma parte deste material já foi encaminhada ao Mapa para análise e outra será encaminhada em breve.   

 

Uma pessoa chegou a receber um pacote em Dom Pedrito. 

"Estamos recebendo pacotes de material sem origem determinada de todas as regiões do estado. Eles representam um risco para o ingresso de pragas. Por isso, o alerta de não abrir o pacote ou plantar em hipótese nenhuma estas sementes vindas do exterior, sem procedência", ressalta Ricardo Felicetti, chefe da divisão de Defesa Sanitária Vegetal da Seapdr.

O risco das amostras

Após avaliação de risco fitossanitário, realizada pela área técnica do Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas do Mapa, foi identificado que uma amostra continha a espécie Myosoton aquaticum, praga ausente no Brasil e com potencial para ser considerada quarentenária, ou seja, com risco de estabelecimento no país e de causar danos fitossanitários. Essa espécie apresenta resistência a herbicidas, o que torna seu controle difícil. A introdução dessa planta daninha no país pode ter impacto econômico negativo.

Em quatro amostras foram identificadas uma espécie quarentenária ausente - Descurainia sophia - considerada como planta daninha nos Estados Unidos e Canadá, além de planta invasora no México, Japão, Coreia, Chile e Austrália. Já a Myosoton aquaticum é considerada daninha nos campos de trigo da China. Outras 15 amostras continham gêneros que tem espécies quarentenárias ou espécies com potencial quarentenário, como sementes de Cuscuta; de Brassica; de Chenopodium; de Amaranthus; e dos fungos Cladosporium; Alternaria; Fusarium; e Bipolaris.

“Após análises laboratoriais, pode-se avaliar que a introdução de material propagação (sementes ou mudas), mesmo em pequenas quantidades, sem atender aos requisitos fitossanitários e de qualidade estabelecidos pelo Mapa, coloca em risco a agricultura brasileira”, ressalta o diretor do Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas, Carlos Goulart.

Orientações

A Secretaria da Agricultura orienta a população para que, caso receba sementes pelo correio, não plante, não descarte no lixo ou esgoto, nem no meio ambiente. O pacote deve ser entregue nas inspetorias ou escritórios de defesa agropecuária da Seapdr ou unidades do Ministério da Agricultura.

Outros canais para comunicação de recebimento de sementes não solicitadas do exterior são os telefones da divisão de Defesa Sanitária Vegetal, (51) 3288-6289 e 3288-6294, WhatsApp (51) 98412-9961 ou o e-mail defesavegetal@agricultura.rs.gov.br

 

Fonte: https://www.jornalfolhadacidade.com.br/2020/11/analise-do-mapa-mostra-que-sementes.html

Mais notícias

Destaque
04 de maio de 2021 Soja: Mercado Volta A Subir Na Bolsa de Chicago Nesta 3ª e Ainda Tem Apoio No Frio dos Eua
Leia mais
Destaque
21 de dezembro de 2020 Cabanha de Bagé Conquista Prêmio Internacional
Leia mais
Destaque
01 de dezembro de 2020 Angus Elege Diretoria No Dia 4 de Dezembro
Leia mais
Destaque
26 de novembro de 2020 Estância de Bagé É Destaque Em Concurso de Carcaça Braford
Leia mais

Fale conosco

Entre em contato com a Arrozeira Banhado. Utilize o Fale Conosco do Site para esclarecer suas dúvidas, enviar sugestões, elogios e solicitar informações sobre produtos e serviços. Este é o seu canal on-line para um atendimento rápido e fácil.

O site da Arrozeira Banhado é o seu mais novo canal de notícias e informações. Se preferir, além do formulário, utilize os canais de contato alternativo listados abaixo.