Estrutura Física

Arrozeira Banhado conta com uma moderna estrutura de secagem e armazenagem de arroz. Tem capacidade para estocar 45 mil toneladas de arroz em suas unidades. Recebendo 1.500 ton/dia.

Gado de corte de Aceguá - RS.

A criação do gado, com trabalho continuo em melhoramento genético a Arrozeira Banhado, busca somente animais com características de desempenho adequadas para maior produção de carcaça em um período menor de tempo de engorda a campo em pastagem de azevém trevo e cornichão.

Meio Ambiente

Nas áreas cultivadas pela Empresa, é feito o recolhimento de filtros de lubrificantes e de embalagens vazias de agrotóxicos para posterior envio a pontos de coletas. São utilizados tanques de combustível e rampas de lavagem com caixas de retenção de resíduos, para reduzir possíveis impactos negativos ao meio ambiente.

Processos de produção

Os processos de secagem e armazenagem dos nossos produtos são realizados utilizando a mais alta tecnologia, buscando segurança e eficiência das operações e qualidade dos produtos. Esse processo abrange as atividades desde o campo até o recebimento e armazenagem nas unidades da Arrozeira Banhado. O transporte do arroz e da soja até a unidade de armazenamento é realizado com o máximo de cuidado, a fim de preservar a qualidade dos grãos. Cada etapa do processo é inspecionada e ajustada para que se obtenha um produto de excelente qualidade.

Mato Grosso espera safra cheia, mas há riscos

A safra 2016/2017 promete ser boa. Francisco Soares Neto, presidente da Fundação MT, acredita em um incremento de 4 a 5% na produtividade média do Estado, que está em 50 sacas. “Comparativamente ao ano passado, que foi muito seco, a diferença deve chegar a 10%”, diz. As razões para o sucesso, segundo ele, foram o plantio feito na época correta e as chuvas, bem distribuídas. Pragas e doenças também puderam ser controladas.

Ivan Pedro Araújo, engenheiro agrônomo e pesquisador da Fundação MT, afirma que nesta safra a ferrugem asiática chegou um pouco mais cedo em Mato Grosso. “Ela foi detectada mais cedo em relação às duas últimas safras principalmente na região do Chapadão do Parecis”, diz.

De acordo com ele, a soja tiguera foi quem contribuiu para isso. “Ainda assim, nas lavouras de ciclo curto, a ferrugem não impactou em termos de perdas, porém existem áreas no campo em plena fase de enchimento de grãos, no Parecis e na região sul de Mato Grosso, onde tem ferrugem no ambiente e tem uma soja que o produtor precisa proteger”, completa.

A recomendação do pesquisador é que os agricultores monitorem as lavouras e estejam munidos de fungicidas para iniciar a aplicação, quando necessário, no tempo correto.

Com a soja sendo colhida ele alerta para a presença de esporos no ambiente que podem afetar lavouras plantadas mais tarde. Outra questão são as chuvas, bastante volumosas nesse momento, o que dificulta a entrada de máquinas no campo. “O produtor precisa ficar alerta, porque o fungo adora essa condição de umidade e chuva”, completa.

No caso das pragas, Lúcia Vivan, especialista em entomologia da Fundação MT, afirma que a mosca-branca foi o inseto que causou maiores problemas em Mato Grosso nesta safra. “Mesmo o clima estando úmido agora, a gente viu que teve uma colonização muito boa dela”, diz, o que se deve ao estabelecimento de uma segunda geração antes mesmo desse período. Segundo Lúcia, as maiores infestações ocorreram na região Médio Norte do Estado. “Na região Sul a gente já tem uma infestação menor de mosca-branca, que foi menor também do que a do ano passado”.




Fonte: Agrolink

Mais notícias

Agrolink
04 de maio de 2021 Fêmea Nelore É Animal Mais Valorizado do Ano
Leia mais
Agrolink
20 de julho de 2020 Mercado de Sementes Vai Mudar e Se Consolidar
Leia mais
Agrolink
11 de maio de 2020 Como Preservar A Qualidade e Reduzir Perdas Na Armazenagem?
Leia mais
Agrolink
23 de fevereiro de 2017 Mirassol se prepara para o 3º Dia de Campo Integração Lavoura-Pecuária
Leia mais

Fale conosco

Entre em contato com a Arrozeira Banhado. Utilize o Fale Conosco do Site para esclarecer suas dúvidas, enviar sugestões, elogios e solicitar informações sobre produtos e serviços. Este é o seu canal on-line para um atendimento rápido e fácil.

O site da Arrozeira Banhado é o seu mais novo canal de notícias e informações. Se preferir, além do formulário, utilize os canais de contato alternativo listados abaixo.