Meio Ambiente

Nas áreas cultivadas pela Empresa, é feito o recolhimento de filtros de lubrificantes e de embalagens vazias de agrotóxicos para posterior envio a pontos de coletas. São utilizados tanques de combustível e rampas de lavagem com caixas de retenção de resíduos, para reduzir possíveis impactos negativos ao meio ambiente.

Gado de corte de Aceguá - RS.

A criação do gado, com trabalho continuo em melhoramento genético a Arrozeira Banhado, busca somente animais com características de desempenho adequadas para maior produção de carcaça em um período menor de tempo de engorda a campo em pastagem de azevém trevo e cornichão.

Processos de produção

Os processos de secagem e armazenagem dos nossos produtos são realizados utilizando a mais alta tecnologia, buscando segurança e eficiência das operações e qualidade dos produtos. Esse processo abrange as atividades desde o campo até o recebimento e armazenagem nas unidades da Arrozeira Banhado. O transporte do arroz e da soja até a unidade de armazenamento é realizado com o máximo de cuidado, a fim de preservar a qualidade dos grãos. Cada etapa do processo é inspecionada e ajustada para que se obtenha um produto de excelente qualidade.

Estrutura Física

Arrozeira Banhado conta com uma moderna estrutura de secagem e armazenagem de arroz. Tem capacidade para estocar 45 mil toneladas de arroz em suas unidades. Recebendo 1.500 ton/dia.

Ater é tema de seminário na Contag

O secretário interino da Agricultura Familiar, Everton Ferreira, participou, na tarde desta quarta (21), como palestrante do Seminário para Avaliação do Cenário Nacional de Ater, organizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultora (Contag), na sede da entidade, em Brasília. Ferreira representou o secretário especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, José Ricardo Roseno. 

O painel intitulado “Passado, presente e futuro do financiamento e oferta de serviços de Ater segundo o Governo Federal brasileiro” mostrou números atualizados e perspectivas do setor. De acordo com Ferreira, de 2010 a 2015, o extinto Ministério do Desenvolvimento Agrário, hoje Sead, e o Incra destinaram R$ 2,45 bilhões para Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) de 967.166 agricultores familiares, que foram atendidas por 556 organizações. 

“A Ater é a base mais importante das políticas públicas, pois permite que outras políticas sejam retroalimentadas. Sem a Ater, não temos resultados tão bons”, ressalta. 

Ainda segundo Ferreira, atualmente 245 mil propriedades familiares estão recebendo Ater. Ele confirmou que a assistência técnica continua sendo prestada, de acordo com as últimas chamadas públicas.    

Para o futuro, Ferreira disse que o foco dessa política é a sustentabilidade voltada para as diversas explorações do agricultor. “Queremos trabalhar em conjunto com outras organizações, municípios e estados na operação da Ater. Somente o Governo Federal não conseguirá atender a todos os 4,5 milhões de agricultores familiares”, ressaltou. 

Conforme o secretário de Política Agrícola da Contag, David de Souza, o seminário tem como objetivo aproximar a estrutura da Empresa Brasileira de Pesquisa e Agropecuária (Embrapa) dos agricultores familiares. “A Embrapa tem um papel fundamental no desenvolvimento da agricultura. Mas, historicamente, esteve mais próxima da agricultura comercial”, fala.

Souza acredita que, se o agricultor familiar receber a tecnologia desenvolvida pela Embrapa, juntamente com uma boa assistência técnica, terá condições de produzir melhor, com mais qualidade, e consequentemente melhorará a sua renda e qualidade de vida no campo, além de contribuir para a soberania alimentar do país. 

O seminário vai até a próxima sexta-feira (23) e reúne lideranças da agricultura familiar, técnicos e representantes de entidades prestadoras de Ater dos diversos estados do país. Leia mais aqui.




Fonte: Agrolink

Mais notícias

Agrolink
04 de maio de 2021 Fêmea Nelore É Animal Mais Valorizado do Ano
Leia mais
Agrolink
20 de julho de 2020 Mercado de Sementes Vai Mudar e Se Consolidar
Leia mais
Agrolink
11 de maio de 2020 Como Preservar A Qualidade e Reduzir Perdas Na Armazenagem?
Leia mais
Agrolink
23 de fevereiro de 2017 Mirassol se prepara para o 3º Dia de Campo Integração Lavoura-Pecuária
Leia mais

Fale conosco

Entre em contato com a Arrozeira Banhado. Utilize o Fale Conosco do Site para esclarecer suas dúvidas, enviar sugestões, elogios e solicitar informações sobre produtos e serviços. Este é o seu canal on-line para um atendimento rápido e fácil.

O site da Arrozeira Banhado é o seu mais novo canal de notícias e informações. Se preferir, além do formulário, utilize os canais de contato alternativo listados abaixo.