Estrutura Física

Arrozeira Banhado conta com uma moderna estrutura de secagem e armazenagem de arroz. Tem capacidade para estocar 45 mil toneladas de arroz em suas unidades. Recebendo 1.500 ton/dia.

Meio Ambiente

Nas áreas cultivadas pela Empresa, é feito o recolhimento de filtros de lubrificantes e de embalagens vazias de agrotóxicos para posterior envio a pontos de coletas. São utilizados tanques de combustível e rampas de lavagem com caixas de retenção de resíduos, para reduzir possíveis impactos negativos ao meio ambiente.

Gado de corte de Aceguá - RS.

A criação do gado, com trabalho continuo em melhoramento genético a Arrozeira Banhado, busca somente animais com características de desempenho adequadas para maior produção de carcaça em um período menor de tempo de engorda a campo em pastagem de azevém trevo e cornichão.

Processos de produção

Os processos de secagem e armazenagem dos nossos produtos são realizados utilizando a mais alta tecnologia, buscando segurança e eficiência das operações e qualidade dos produtos. Esse processo abrange as atividades desde o campo até o recebimento e armazenagem nas unidades da Arrozeira Banhado. O transporte do arroz e da soja até a unidade de armazenamento é realizado com o máximo de cuidado, a fim de preservar a qualidade dos grãos. Cada etapa do processo é inspecionada e ajustada para que se obtenha um produto de excelente qualidade.

Capacitação para a produção de leite orgânico

Para incentivar a produção de leite orgânico no Rio Grande do Sul, a Emater-RS promoveu uma série de ações de capacitação nas propriedades de agricultores familiares em Erval Grande, no norte gaúcho. Participaram cerca de 120 produtores dos municípios de Benjamin Constant do Sul, Paulo Bento, Barra do Rio Azul, São Valentim, Faxinalzinho, e Itatiba do Sul.

Além da Emater-RS, participaram dessa iniciativa a Embrapa Cerrados e Embrapa Aves e Suínos, e a Cooperativa dos Pequenos Agropecuaristas de Erval Grande (Cooperval), que desenvolvem o projeto Transferência de Tecnologias para Apoiar Redes de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Ater), e atuam na produção e processamento de carne, leite e ovos na agricultura familiar de base ecológica.

Para o coordenador de Inovação e Metodologia da Secretaria de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário, Hur Ben Correa da Silva, a Sead promove a inovação na agricultura familiar conveniando com a extensão rural e a pesquisa agropecuária por entender que é necessário integrar esses serviços na ação junto aos agricultores familiares para aumentar a eficiência e sustentabilidade dos sistemas de produção e beneficiamento. “A construção de conhecimento e tecnologia ocorre de forma conjunta: Ater, pesquisa e agricultores. E nas condições reais das unidades produtivas ou dos empreendimentos familiares é o caminho mais seguro para atender as reais necessidades dentro das possibilidades de cada situação. Geralmente uma solução ‘considerada boa’ para a agricultura familiar não é apropriada para muitas situações”, explica.

De acordo com o assistente técnico regional em Sistema de Produção Animal da Emater-RS de Erechim, Valmir Dartora, os agricultores 
receberam orientações sobre manejo de pastagens,  alimentação balanceada com nutrientes necessários para aumentar a produção leiteira, uso de alimentação suplementar para aumentar a eficiência da produção, e piqueteamento para melhor aproveitamento da área e das pastagens. 

Técnico da Cooperativa dos Pequenos Agropecuaristas de Erval Grande (Cooperval), Diego Petroski chama a atenção para ações necessárias para o desenvolvimento da bovinocultura leiteira. “O produtor deve estar atento para o bem-estar do animal, providenciando sombra nos locais de piqueteamento das pastagens e água limpa com acesso fácil”, explica. “Essas ações são fundamentais para aumentar a produção leiteira”, afirma Diego. 

“As iniciativas de capacitação são de grande valia para nós, produtores, pois além do conhecimento adquirido, aprendemos a técnica de como produzir um alimento orgânico e de qualidade”, ressalta o produtor rural Valdecir Bertotti, beneficiado com a ação.  

Confira alguns benefícios do leite orgânico para saúde humana
- Cálcio e proteínas de alta qualidade
- Gorduras boas, por exemplo, ácido linoleico conjugado e Ômega 3, que são responsáveis pela prevenção e a redução da diabetes e as doenças cardíacas
- Vitaminas A e E com maior concentração
- Sem antibióticos, hormônios sintéticos ou pesticidas.

/Ascom (com informações da Emater-RS)




Fonte: Agrolink

Mais notícias

Agrolink
04 de maio de 2021 Fêmea Nelore É Animal Mais Valorizado do Ano
Leia mais
Agrolink
20 de julho de 2020 Mercado de Sementes Vai Mudar e Se Consolidar
Leia mais
Agrolink
11 de maio de 2020 Como Preservar A Qualidade e Reduzir Perdas Na Armazenagem?
Leia mais
Agrolink
23 de fevereiro de 2017 Mirassol se prepara para o 3º Dia de Campo Integração Lavoura-Pecuária
Leia mais

Fale conosco

Entre em contato com a Arrozeira Banhado. Utilize o Fale Conosco do Site para esclarecer suas dúvidas, enviar sugestões, elogios e solicitar informações sobre produtos e serviços. Este é o seu canal on-line para um atendimento rápido e fácil.

O site da Arrozeira Banhado é o seu mais novo canal de notícias e informações. Se preferir, além do formulário, utilize os canais de contato alternativo listados abaixo.