Processos de produção

Os processos de secagem e armazenagem dos nossos produtos são realizados utilizando a mais alta tecnologia, buscando segurança e eficiência das operações e qualidade dos produtos. Esse processo abrange as atividades desde o campo até o recebimento e armazenagem nas unidades da Arrozeira Banhado. O transporte do arroz e da soja até a unidade de armazenamento é realizado com o máximo de cuidado, a fim de preservar a qualidade dos grãos. Cada etapa do processo é inspecionada e ajustada para que se obtenha um produto de excelente qualidade.

Estrutura Física

Arrozeira Banhado conta com uma moderna estrutura de secagem e armazenagem de arroz. Tem capacidade para estocar 45 mil toneladas de arroz em suas unidades. Recebendo 1.500 ton/dia.

Gado de corte de Aceguá - RS.

A criação do gado, com trabalho continuo em melhoramento genético a Arrozeira Banhado, busca somente animais com características de desempenho adequadas para maior produção de carcaça em um período menor de tempo de engorda a campo em pastagem de azevém trevo e cornichão.

Meio Ambiente

Nas áreas cultivadas pela Empresa, é feito o recolhimento de filtros de lubrificantes e de embalagens vazias de agrotóxicos para posterior envio a pontos de coletas. São utilizados tanques de combustível e rampas de lavagem com caixas de retenção de resíduos, para reduzir possíveis impactos negativos ao meio ambiente.

Expansão de área sustentou recorde de MT

Mesmo marcada por irregularidades climáticas, em que excesso e falta de chuvas pontuaram as lavouras do plantio à colheita, a safra brasileira de soja 2015/16 atingirá o recorde de 101,7 milhões de toneladas, conforme estimativa feita pela Agroconsult, organizadora do Rally da Safra, com crescimento de 5% sobre 2014/15. Em seu último levantamento (25/02/2016), a perspectiva era de 101,6 milhões de toneladas. A área plantada é de 33,2 milhões de hectares – 4% superior à safra passada.

No extremo climático, o da seca, Mato Grosso só garantiu por mais um ano consecutivo a produção recorde em razão do incremento espacial. Conforme a Agroconsult, a área plantada passou de 8,9 milhões de hectares na safra 2014/15 para 9,1 milhões na atual temporada, o que compensou a queda de produtividade de uma por hectare. Conforme a expedição, que esteve no Estado no mês passado, a média estadual será de 52 sacas/hectare contra 53 sacas no ciclo passado. O saldo é de 28,5 milhões de toneladas, produção recorde para o Estado, volume que supera as 28 milhões da safra passada.

O potencial da safra brasileira de soja poderia ser maior, caso o Mato Grosso e o Paraná, principais produtores, e o MAPITOBA (Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia) não tivessem sido afetados pelos problemas climáticos. “Apesar das dificuldades provocadas pelo clima que afetaram principalmente o médio norte e o nordeste de Mato Grosso, a safra não foi tão ruim quanto se esperava porque parte do desempenho do Estado foi compensado pelo ótimo resultado na região oeste”, explica André Pessôa, coordenador geral do Rally da Safra. Com isso, “o Estado irá registrar uma produtividade média de 52 sacas por hectare, ou uma saca a menos em relação à safra passada”, reforça.

No Paraná, a safra foi prejudicada pela maior incidência de ferrugem e pelo excesso de chuvas na colheita.

Goiás e Minas Gerais, que sofreram quebra na safra 2014/15, conseguiram se recuperar, fechando, respectivamente, com 53,1 e 51,3 sacas por hectare. As lavouras também se desenvolveram bem no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e São Paulo e esses estados estão registrando aumento da produção em relação à safra passada.

O pior cenário ocorreu no MAPITOBA. Pessôa explica que, apesar do atraso significativo no plantio, especialmente Maranhão e Piauí, a safra vinha caminhando bem até janeiro, porém a falta de chuvas em fevereiro em toda a região durante o desenvolvimento das lavouras resultou em quebra de safra nos quatro estados.

Mesmo sem a ajuda do clima, a produtividade média brasileira ficou pouco acima do ano passado (1%) em razão do controle preventivo e da menor incidência de pragas e doenças na maioria dos Estados. Pessôa destaca também que os técnicos do Rally da Safra encontraram maior variação no nível tecnológico das lavouras. “Há quatro ou cinco anos, a soja era uma cultura homogênea no Brasil. Agora o quadro tecnológico mudou muito e encontramos produtores que podem chegar a 70/80 sacas por hectare, enquanto outros colhem 40 sacas”, afirma.

MILHO SAFRINHA - Apesar do atraso no início da safra de soja, que gerou temor entre os produtores em relação ao plantio da safrinha de milho deste ano, foi possível recuperar parte do tempo perdido. Diante do bom momento do mercado de milho, a intenção de plantio do milho deverá ser mantida, confirmando a expectativa inicial da Agroconsult de aumento de área de safrinha.

A produção do milho segunda safra é estimada em 58,8 milhões de toneladas, com aumento de 8% sobre a safra passada. A área plantada deverá registrar crescimento de 11%, chegando a 10,7 milhões de hectares. A avaliação de safrinha será feita pelas equipes do Rally em maio.

TRABALHO EM CAMPO - Nesta edição, oito equipes estiveram em campo para avaliar lavouras de soja e outras três irão verificar o milho segunda safra.




Fonte: Agrolink

Mais notícias

Agrolink
04 de maio de 2021 Fêmea Nelore É Animal Mais Valorizado do Ano
Leia mais
Agrolink
20 de julho de 2020 Mercado de Sementes Vai Mudar e Se Consolidar
Leia mais
Agrolink
11 de maio de 2020 Como Preservar A Qualidade e Reduzir Perdas Na Armazenagem?
Leia mais
Agrolink
23 de fevereiro de 2017 Mirassol se prepara para o 3º Dia de Campo Integração Lavoura-Pecuária
Leia mais

Fale conosco

Entre em contato com a Arrozeira Banhado. Utilize o Fale Conosco do Site para esclarecer suas dúvidas, enviar sugestões, elogios e solicitar informações sobre produtos e serviços. Este é o seu canal on-line para um atendimento rápido e fácil.

O site da Arrozeira Banhado é o seu mais novo canal de notícias e informações. Se preferir, além do formulário, utilize os canais de contato alternativo listados abaixo.