Meio Ambiente

Nas áreas cultivadas pela Empresa, é feito o recolhimento de filtros de lubrificantes e de embalagens vazias de agrotóxicos para posterior envio a pontos de coletas. São utilizados tanques de combustível e rampas de lavagem com caixas de retenção de resíduos, para reduzir possíveis impactos negativos ao meio ambiente.

Estrutura Física

Arrozeira Banhado conta com uma moderna estrutura de secagem e armazenagem de arroz. Tem capacidade para estocar 45 mil toneladas de arroz em suas unidades. Recebendo 1.500 ton/dia.

Gado de corte de Aceguá - RS.

A criação do gado, com trabalho continuo em melhoramento genético a Arrozeira Banhado, busca somente animais com características de desempenho adequadas para maior produção de carcaça em um período menor de tempo de engorda a campo em pastagem de azevém trevo e cornichão.

Processos de produção

Os processos de secagem e armazenagem dos nossos produtos são realizados utilizando a mais alta tecnologia, buscando segurança e eficiência das operações e qualidade dos produtos. Esse processo abrange as atividades desde o campo até o recebimento e armazenagem nas unidades da Arrozeira Banhado. O transporte do arroz e da soja até a unidade de armazenamento é realizado com o máximo de cuidado, a fim de preservar a qualidade dos grãos. Cada etapa do processo é inspecionada e ajustada para que se obtenha um produto de excelente qualidade.

MT: Ciclo de novo recorde

Conforme a primeira projeção da Conab, MT segue líder em produção e superando 52 mi t


Safra 2015/16 começa com perspectivas positivas de produção. MT deve bater mais uma vez seu próprio recorde
MARIANNA PERES

Mato Grosso será, pelo quinto ano consecutivo, o maior produtor nacional de grãos e fibras e estará novamente superando seus próprios recordes. Como apontam dados divulgados ontem pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), por meio do primeiro levantamento da safra 2015/16, o Estado deverá ofertar 52,48 milhões de toneladas (t), volume que ultrapassa em 1,7% o recorde anterior de 51,62 milhões t da safra 2014/15. Se a estimativa se confirmar, Mato Grosso manterá também a participação de cerca de 25% do suprimento agrícola do país. A soja segue sustentando a pujança do agronegócio mato-grossense, e mais uma vez será responsável por quase um terço da produção brasileira.

Mesmo com uma projeção da área técnica da Conab de uma retração de cerca de 0,2% na produtividade mato-grossense, o avanço espacial, deverá compensar a perda de rendimento. A projeção é que a área plantada no Estado passe de 13,56 milhões de hectares (ha) para até 13,83 milhões ha, evolução que representa um avanço anual de 2%. Apesar das incertezas econômicas e da volatilidade da taxa de câmbio, a expansão da safra mato-grossense se dá em razão de que o planejamento, feito ainda no primeiro trimestre desse ano, não contemplava as mudanças no cenário nacional. As alterações, incertezas e majorações sobre o custo de produção farão diferença na tomada de decisão do ciclo 2016/17.

Na sojicultura, Mato Grosso deverá contabilizar até 29,22 milhões t neste novo. Se a estimativa da Companhia se confirmar, eles vão superar em 4,3% a safra anterior, que fechou com saldo 28,01 milhões t. Em relação à área plantada, a expansão pode atingir 2,9%, ao passar de 8,93 milhões ha para até 9,19 milhões. Já a produtividade esperada é 1,4% maior a contabilizada em 2014/15, de 3.136/kg/ha para 3.179/kg/ha.

Para a segunda safra do milho, na qual o Estado oferta a maior produção nacional do cereal, a Conab projeta recuo de 1,8% em relação as mais de 20,30 milhões de t recém-colhidas na última safrinha. Esse primeiro levantamento aponta para 19,92 milhões de t, toneladas, manutenção da área em 3,35 milhões ha e retração de 1,8% na produtividade, 6.056/kg/ha para 5.944/kg/ha.

Ao contrário das primeiras projeções para a safra passada, para o ciclo 2015/16, a pluma mato-grossense inicia com estimativas positivas. A projeção é passar 870 mil toneladas para até 902,7 mil toneladas, o que se confirmado, implicará em uma expansão anual de 3,8% sobre a produção, enquanto a área plantada será acrescida em 3%, saindo de 562,7 mil ha para até 579,6 mil ha.

BRASIL - O Brasil também tem perspectiva de recorde no campo. Segundo a Conab, o país pode produzir até 213,5 milhões de t de grãos, superando as 209 milhões do período 2014/2015.

“O carro-chefe da lavoura continua sendo a soja, que pela primeira vez ultrapassará os 100 milhões de toneladas. É a grande surpresa desta safra”, destacou o diretor de Política Agrícola e Informações da Conab, João Marcelo Intini. A produção na safra que começou recentemente poderá alcançar até 102 milhões de toneladas da oleaginosa.

A expectativa é de uma safra expressiva, reforçou o presidente em exercício da estatal, Lineu Olímpio de Souza. “Não haverá, entretanto, aumento significativo de área, que deverá ficar em torno de 59 milhões de hectares”, acrescentou. Com isso, o incremento da área plantada pode atingir até 1,5% sobre a safra passada, de 58,1 milhões de toneladas.


Fonte: Agrolink

Mais notícias

Agrolink
04 de maio de 2021 Fêmea Nelore É Animal Mais Valorizado do Ano
Leia mais
Agrolink
20 de julho de 2020 Mercado de Sementes Vai Mudar e Se Consolidar
Leia mais
Agrolink
11 de maio de 2020 Como Preservar A Qualidade e Reduzir Perdas Na Armazenagem?
Leia mais
Agrolink
23 de fevereiro de 2017 Mirassol se prepara para o 3º Dia de Campo Integração Lavoura-Pecuária
Leia mais

Fale conosco

Entre em contato com a Arrozeira Banhado. Utilize o Fale Conosco do Site para esclarecer suas dúvidas, enviar sugestões, elogios e solicitar informações sobre produtos e serviços. Este é o seu canal on-line para um atendimento rápido e fácil.

O site da Arrozeira Banhado é o seu mais novo canal de notícias e informações. Se preferir, além do formulário, utilize os canais de contato alternativo listados abaixo.