SO PAULO (Reuters) - A colheita de milho comeou esta semana em Mato Grosso, alcanando 0,6 por cento da rea plantada, uma semana antes do registrado em 2014, informou nesta sexta-feira o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuria (Imea).
Mato Grosso o principal produtor de milho do pas, com cultivo concentrado na segunda safra, semeada aps a colheita das lavouras de soja.
O primeiro registro oficial da colheita de 2014 foi feito na primeira semana de junho, segundo o rgo ligado aos produtores.
As reas mais avanadas neste incio de colheita esto no norte e mdio-norte de Mato Grosso, com mais de 1 por cento dos trabalhos concludos.
"Algumas lavouras j esto sendo colhidas. o milho que foi plantado mais cedo. Dentro de uns 20 dias devemos ter uma acelerao dos trabalhos", disse Reuters o presidente do Sindicato Rural de Lucas do Rio Verde, Carlos Simon, em um dos principais polos agrcolas do mdio-norte de Mato Grosso.
Segundo o Imea, o Estado dever colher um recorde de 17,79 milhes de toneladas de milho em 2014/15, alta de 0,45 por cento ante 2013/14, mesmo com uma reduo de quase 8 por cento da rea. As lavouras do Centro-Oeste tm sido beneficiadas por meses mais chuvosos que o normal, sob efeito de um El Nio moderado.
No Paran, segundo maior produtor do cereal, a "safrinha" de milho tambm j comeou, alcanando atualmente 2 por cento da rea plantada, segundo relatrio mais recente da Secretaria Estadual de Agricultura.
(Por Gustavo Bonato; Edio de Roberto Samora)
ReutersFonte:
Agrolink