Gado de corte de Aceguá - RS.

A criação do gado, com trabalho continuo em melhoramento genético a Arrozeira Banhado, busca somente animais com características de desempenho adequadas para maior produção de carcaça em um período menor de tempo de engorda a campo em pastagem de azevém trevo e cornichão.

Meio Ambiente

Nas áreas cultivadas pela Empresa, é feito o recolhimento de filtros de lubrificantes e de embalagens vazias de agrotóxicos para posterior envio a pontos de coletas. São utilizados tanques de combustível e rampas de lavagem com caixas de retenção de resíduos, para reduzir possíveis impactos negativos ao meio ambiente.

Processos de produção

Os processos de secagem e armazenagem dos nossos produtos são realizados utilizando a mais alta tecnologia, buscando segurança e eficiência das operações e qualidade dos produtos. Esse processo abrange as atividades desde o campo até o recebimento e armazenagem nas unidades da Arrozeira Banhado. O transporte do arroz e da soja até a unidade de armazenamento é realizado com o máximo de cuidado, a fim de preservar a qualidade dos grãos. Cada etapa do processo é inspecionada e ajustada para que se obtenha um produto de excelente qualidade.

Estrutura Física

Arrozeira Banhado conta com uma moderna estrutura de secagem e armazenagem de arroz. Tem capacidade para estocar 45 mil toneladas de arroz em suas unidades. Recebendo 1.500 ton/dia.

Microalgas decompem dejetos sunos e geram biodiesel

Segundo pesquisador, as microalgas podem ser usadas para remover os nutrientes nos efluentes de dejetos sunos. Alm de limpar a gua, aumentam a capacidade de gerao de biogs

diariodamanha and Daiana Petrof

provvel que, em breve, plantas invisveis ao olho humano provoquem mudanas importantes na suinocultura brasileira. Estudos da Embrapa Sunos e Aves (SC) comprovaram que microalgas podem ser utilizadas com grande eficincia no tratamento dos dejetos sunos e na gerao de biogs. Em um horizonte um pouco mais amplo, sero tambm matria-prima de qualidade para produo de raes para uso animal, biocombustveis e at produtos frmacos e cosmticos.

As microalgas so unicelulares e crescem em gua doce ou salgada. Como seu prprio nome diz, so muito pequenas. To pequenas que seu tamanho medido em micrmetros (um micrmetro equivale milsima parte do milmetro). A estimativa de que existam cerca de 800 mil espcies de microalgas no mundo.

O centro de pesquisa da Embrapa analisa o uso de microalgas no tratamento de dejetos sunos desde meados dos anos 1990. A observao das microalgas que naturalmente surgem nas lagoas instaladas na sequncia de biodigestores existentes em propriedades rurais no oeste de Santa Catarina fez com que os pesquisadores da Embrapa optassem por um caminho em especial.



Limpeza com gerao de gs

?Hoje, estamos seguros de que as microalgas podem ser usadas para remover os nutrientes nos efluentes de dejetos de sunos. Alm de limpar a gua, elas podem ser colocadas, por exemplo, no interior do biodigestor para aumentar a capacidade de gerao de biogs?, explica o pesquisador Marcio Busi da Silva.

A proposta da Embrapa, que trabalha em parceria com instituies como a Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc) e a Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), pode fazer de um problema histrico uma soluo promissora. Os dejetos sunos foram vistos nas ltimas trs dcadas como forte ameaa ambiental nas regies que concentram a produo.

Como as microalgas se alimentam justamente dos nutrientes presentes nos dejetos, elas tm a capacidade de tornar mais eficientes os sistemas de tratamento instalados no campo. Mas esse no o principal ganho. De acordo com o pesquisador, o que deve revolucionar a forma como os dejetos sunos so vistos o uso posterior da biomassa de microalgas, gerada a partir dos resduos da produo. Biomassa todo recurso originado de matria orgnica capaz de produzir energia.

No modelo j testado em laboratrio pela Embrapa e facilmente aplicvel realidade da suinocultura nacional, as microalgas so recolhidas e inseridas novamente no biodigestor, aumentando significativamente a gerao de biogs. Assim, possvel produzir energia eltrica ou gs em maior volume e constncia. ?S essa melhoria j teria um impacto importante, especialmente no Sul do Brasil, em que h uma presso ambiental maior sobre a atividade?, destaca Marcio Busi.

Se o interesse despertado entre empreendedores do Pas pode ser usado como um termmetro, quase certo que as microalgas tendem realmente a ocupar um espao importante no mundo da suinocultura nos prximos anos. Neste momento, existem cerca de dez empresas no Pas tentando viabilizar negcios que tm as microalgas como elemento central. Uma delas a Sston Biotecnologia, que trabalha em parceria com a Embrapa Sunos e Aves. Para Fbio de Farias Neves, scio da empresa e professor da Udesc, o negcio de transformao das microalgas em vrios produtos est quase no ponto de sair dos laboratrios para o campo no Brasil. No caso da Sston, sero colocados no mercado cosmticos e itens de nutrio animal.

Outro esforo da Embrapa volta-se para a formao de um banco de germoplasma com as espcies de microalgas existentes no Brasil. A Embrapa Agroenergia e a Embrapa Sunos e Aves atuam em conjunto nesse objetivo, liderado pelo pesquisador Bruno Brasil.

De etanol a cosmticos

As microalgas so uma aposta para a oferta de biocombustveis no futuro. Elas tm trs vantagens, em especial, sobre outros vegetais tambm utilizados para a produo de combustveis, como o milho e a soja: crescem rpido, no necessitam de grandes espaos para cultivo e no reduzem a oferta de importantes alimentos humanos.

De acordo com a revista Exame, de 2010 para c foi aplicado cerca de US$ 1 bilho em 50 instituies de pesquisa norte-americanas que atuam na produo de biodiesel a partir de microalgas. Elas tambm podem produzir etanol. Os carros da Frmula Indy, por exemplo, j foram impulsionados por etanol extrado de microalgas por uma empresa norte-americana. No Brasil, o Centro de Pesquisa da Petrobras (Cenpes) analisa, em parceria com universidades, o aproveitamento das microalgas. O grande entrave ainda produzir o etanol de microalga a um preo competitivo diante do petrleo e da cana-de-acar.

Marcio Busi acredita que assim que essa barreira for superada se abriro muitas oportunidades para a suinocultura e o dejeto de suno passar a ser cobiado. ?Como tm muitos nutrientes, os dejetos de sunos permitem a proliferao rpida das microalgas. Basta apenas um controle de operao, fcil e barato, para que elas troquem a quantidade celular de carboidratos e protena por gordura. Assim, tornam-se matria-prima de qualidade para a produo de biodiesel?, explica o pesquisador.

Sem o ajuste voltado ao biodiesel, as microalgas alimentadas com efluentes da produo de sunos, ricas em carboidrato e protena, podem ser destinadas produo de rao animal. Alm de fornecer alimento para peixes, elas tm potencial para substituir parcialmente o milho e a soja nas raes de aves e sunos.

As microalgas podem ainda ser a base para a oferta de produtos voltados sade humana. A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realiza um estudo para extrair um bioativo de microalgas. Esse bioativo ser usado para gerar posteriormente um arroz enriquecido em betacaroteno, voltado a quem tem deficincia de vitamina A.

E h ainda o potencial para a indstria farmacutica e cosmtica. Pigmentos extrados das microalgas funcionam como antioxidantes biolgicos. Eles se transformam em filtros naturais e j so utilizados para a fabricao de batons com protetor solar.

Outro produto que j pode ser encontrado em lojas especializadas so as cpsulas de mega 3 extradas de microalgas. Segundo Mrcio Busi, se essa indstria crescer ainda mais, a suinocultura tende a se tornar um fornecedor importante de matria-prima, por j ter o ambiente adequado para o crescimento rpido das microalgas.

Diário da Manhã


Fonte: Agrolink

Mais notícias

Agrolink
04 de maio de 2021 Fêmea Nelore É Animal Mais Valorizado do Ano
Leia mais
Agrolink
20 de julho de 2020 Mercado de Sementes Vai Mudar e Se Consolidar
Leia mais
Agrolink
11 de maio de 2020 Como Preservar A Qualidade e Reduzir Perdas Na Armazenagem?
Leia mais
Agrolink
23 de fevereiro de 2017 Mirassol se prepara para o 3º Dia de Campo Integração Lavoura-Pecuária
Leia mais

Fale conosco

Entre em contato com a Arrozeira Banhado. Utilize o Fale Conosco do Site para esclarecer suas dúvidas, enviar sugestões, elogios e solicitar informações sobre produtos e serviços. Este é o seu canal on-line para um atendimento rápido e fácil.

O site da Arrozeira Banhado é o seu mais novo canal de notícias e informações. Se preferir, além do formulário, utilize os canais de contato alternativo listados abaixo.