Processos de produção

Os processos de secagem e armazenagem dos nossos produtos são realizados utilizando a mais alta tecnologia, buscando segurança e eficiência das operações e qualidade dos produtos. Esse processo abrange as atividades desde o campo até o recebimento e armazenagem nas unidades da Arrozeira Banhado. O transporte do arroz e da soja até a unidade de armazenamento é realizado com o máximo de cuidado, a fim de preservar a qualidade dos grãos. Cada etapa do processo é inspecionada e ajustada para que se obtenha um produto de excelente qualidade.

Gado de corte de Aceguá - RS.

A criação do gado, com trabalho continuo em melhoramento genético a Arrozeira Banhado, busca somente animais com características de desempenho adequadas para maior produção de carcaça em um período menor de tempo de engorda a campo em pastagem de azevém trevo e cornichão.

Estrutura Física

Arrozeira Banhado conta com uma moderna estrutura de secagem e armazenagem de arroz. Tem capacidade para estocar 45 mil toneladas de arroz em suas unidades. Recebendo 1.500 ton/dia.

Meio Ambiente

Nas áreas cultivadas pela Empresa, é feito o recolhimento de filtros de lubrificantes e de embalagens vazias de agrotóxicos para posterior envio a pontos de coletas. São utilizados tanques de combustível e rampas de lavagem com caixas de retenção de resíduos, para reduzir possíveis impactos negativos ao meio ambiente.

Apesar da reduo na rea cultivada, safra de trigo pode ser 36% maior no RS

Com o fim da safra de vero, a ateno dos agricultores gachos volta-se para as culturas de inverno, principalmente para o trigo. Mesmo aps uma excelente colheita de gros de vero, o que capitalizou os produtores, as perspectivas so de reduo dos investimentos para o cultivo do trigo neste ano.

Conforme o Informativo Conjuntural divulgado no Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar nesta semana, a rea destinada cultura dever ser 19,88% menor. Apesar disso, estima-se uma produo total 36,52% maior em relao ao ano passado, caso as condies climticas contribuam, destaca o informativo.

H semanas, o mercado d sinais de pouca movimentao na procura por insumos, como sementes e adubos, indicando que a rea de trigo a ser plantada dever ser menor. Vrios fatores contribuem para este cenrio, informam os tcnicos da Emater/RS-Ascar, como preos em baixa para o gro (-23,5% em relao ao ano passado), custos de produo (cerca de 15% mais altos do que na safra anterior) e incerteza climtica, entre outros.

Realizada durante a segunda quinzena de abril, a pesquisa sobre a inteno de plantio para 2015 junto aos 247 principais municpios produtores de trigo, que cobrem 83% da rea prevista, indica que a rea dever encolher 19,88% em relao ao ano passado, quando foram cultivados 1,180 milho de hectares, segundo o IBGE; se confirmados os nmeros projetados pela pesquisa da Emater/RS-Ascar, a rea de cultivo ser de 950 mil hectares.

Importantes municpios produtores, como alguns localizados na regio administrativa da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, por exemplo, registram percentuais expressivos de reduo, ultrapassando os 25%. A regio de Bag, que compreende a Campanha e a Fronteira Oeste, a nica que indica crescimento de rea para este ano (+10,73%). O aumento pode ser explicado pelo forte avano da soja nessas regies nos ltimos anos, o que induz utilizao do trigo na rotao de culturas com a oleaginosa.

Se considerado o comportamento do trigo em termos de rendimentos obtidos nos ltimos anos, a produtividade mdia deve ficar em torno de 2,4 mil kg/ha, o que leva a Emater/RS-Ascar a projetar uma produo total de 2,280 milhes de toneladas para o RS, caso as condies meteorolgicas sejam favorveis. Esta produo seria 36,52% maior que a do ano passado, quando foi colhido apenas 1,670 milho de toneladas de pssima qualidade, justamente pelo clima desfavorvel durante a fase reprodutiva e de formao de gro. No entanto, esta uma primeira aproximao, que ainda deve ser confirmada a partir da prxima quinzena, quando a Emater/RS-Ascar inicia o acompanhamento quinzenal sobre as condies das lavouras, que segue at dezembro, ms de encerramento da colheita.


Emater - RS


Fonte: Agrolink

Mais notícias

Agrolink
04 de maio de 2021 Fêmea Nelore É Animal Mais Valorizado do Ano
Leia mais
Agrolink
20 de julho de 2020 Mercado de Sementes Vai Mudar e Se Consolidar
Leia mais
Agrolink
11 de maio de 2020 Como Preservar A Qualidade e Reduzir Perdas Na Armazenagem?
Leia mais
Agrolink
23 de fevereiro de 2017 Mirassol se prepara para o 3º Dia de Campo Integração Lavoura-Pecuária
Leia mais

Fale conosco

Entre em contato com a Arrozeira Banhado. Utilize o Fale Conosco do Site para esclarecer suas dúvidas, enviar sugestões, elogios e solicitar informações sobre produtos e serviços. Este é o seu canal on-line para um atendimento rápido e fácil.

O site da Arrozeira Banhado é o seu mais novo canal de notícias e informações. Se preferir, além do formulário, utilize os canais de contato alternativo listados abaixo.