Prestes a iniciar operaes neste domingo, a planta ampliada da Celulose Riograndense em Guaba, na Regio Metropolitana, deve chegar a um pico de produo em cinco meses, afirma o diretor-presidente Walter Ldio Nunes. Com investimento de 2,2 bilhes de dlares, a ampliao da fbrica garantir 1,8 milho de toneladas por ano de celulose, quatro vezes mais do que o volume atual. O impacto da fbrica na economia gacha deve ficar em 1,1% do PIB. A maior parte da produo, 90%, ser levada ao mercado externo: Amrica do Norte, Europa e sia.
Apesar da crise industrial do Brasil, o segmento de celulose ainda rentvel, j que o pas competitivo na cultura da matria prima. ?Por causa do desenvolvimento do eucalipto daqui, que altamente produtivo, muito mais do que em outros lugares?, explicou Ldio Nunes em visita obra, praticamente pronta. O prazo para o trmino da obra foi mantido por rgido cronograma. Os 9 mil trabalhadores envolvidos nas atividades foram chamados a cumprir metas, incentivados por iniciativas como sorteios de carros, motos e TVs.
Hoje controlada pelo grupo chileno CMPC, a empresa tem grande preocupao com a sustentabilidade e com o controle de emisso de gases. Na planta de Guaba, por exemplo, h trs fases de tratamento de gua, e 99,7% dos resduos slidos so reciclados. A inteno reduzir 40% do consumo atual de gua no local. Alm disso, haver gerao de energia. Cerca de 30 MW sero disponibilizados para a rede pblica e est sendo estudada a comercializao do excedente. ?Temos as melhores tecnologias do mundo e at melhores do que em outros pases?, ressaltou Ldio Nunes. Os mais de 3 mil funcionrios que atuaro na operao j esto treinados. Haver gerao de at 17,1 mil empregos indiretos
Correio do PovoFonte:
Agrolink