Estrutura Física

Arrozeira Banhado conta com uma moderna estrutura de secagem e armazenagem de arroz. Tem capacidade para estocar 45 mil toneladas de arroz em suas unidades. Recebendo 1.500 ton/dia.

Meio Ambiente

Nas áreas cultivadas pela Empresa, é feito o recolhimento de filtros de lubrificantes e de embalagens vazias de agrotóxicos para posterior envio a pontos de coletas. São utilizados tanques de combustível e rampas de lavagem com caixas de retenção de resíduos, para reduzir possíveis impactos negativos ao meio ambiente.

Gado de corte de Aceguá - RS.

A criação do gado, com trabalho continuo em melhoramento genético a Arrozeira Banhado, busca somente animais com características de desempenho adequadas para maior produção de carcaça em um período menor de tempo de engorda a campo em pastagem de azevém trevo e cornichão.

Processos de produção

Os processos de secagem e armazenagem dos nossos produtos são realizados utilizando a mais alta tecnologia, buscando segurança e eficiência das operações e qualidade dos produtos. Esse processo abrange as atividades desde o campo até o recebimento e armazenagem nas unidades da Arrozeira Banhado. O transporte do arroz e da soja até a unidade de armazenamento é realizado com o máximo de cuidado, a fim de preservar a qualidade dos grãos. Cada etapa do processo é inspecionada e ajustada para que se obtenha um produto de excelente qualidade.

Sistema de compra de produtos da agricultura familiar referncia nacional

O sistema eletrnico usado pela Secretaria de Estado da Educao para compra e controle dos alimentos da agricultura familiar ser implantado em outros Estados. O modelo foi apresentado nesta quinta-feira (23) para representantes da Fundao Banco do Brasil e ser levado para outros rgos educacionais, agricultores e setores pblico e privado do Pas.

O cadastramento das cooperativas e associaes para fornecimento de gneros alimentcios da merenda escolar feito on-line e facilita a compra e entrega dos alimentos s escolas da rede estadual.

Uma das principais dificuldades para a aquisio e entrega dos alimentos era a dimenso do fornecimento de gneros para 1,2 milho de alunos matriculados na rede estadual de ensino de acordo com as caractersticas e fatores que interferem na produo e distribuio dos alimentos.

?Este problema foi solucionado com uma ferramenta que organiza e classifica as propostas das cooperativas para fornecimento dos alimentos de acordo com a produo e a proximidade das cooperativas com as escolas?, explicou a diretora de Infraestrutura e Logstica da Secretaria, Mrcia Stolarski.

Para o diretor executivo da Fundao Banco do Brasil, Vagner Lacerda Ribeiro, o programa paranaense modelo para o Brasil na classificao, compra e distribuio de alimentos oriundos da agricultura familiar e gerao de renda para o pequeno agricultor.

?O sistema desenvolvido aqui no Paran inovador?, disse Ribeiro.

Em 2013 o sistema paranaense venceu a 7 Edio do Prmio Fundao Banco do Brasil de Tecnologia Social como uma das melhores tecnologias sociais do Brasil.

QUALIDADE E RENDA ? A merenda escolar passou por uma profunda transformao nos ltimos anos com a aquisio de produtos da agricultura familiar.

Uma vez por semana as escolas da rede estadual, Apaes e unidades conveniadas recebem frutas, verduras, hortalias, panificados, polpas de frutas, sucos e geleias direto do produtor.

?Hoje os alunos consomem alimentos mais nutritivos e variados. So duas ou trs variedades de frutas diariamente, alm de verduras e hortalias frescas?, destacou Edson Blum, diretor do Centro Estadual de Educao Profissional Newton Freire Maia, em Pinhais, na Regio Metropolitana de Curitiba.

Alm de diversificar o cardpio escolar, a compra dos alimentos tambm contribuiu para a gerao de empregos no campo e aumento da renda dos pequenos agricultores. ?Eles tm a certeza de que vo vender os produtos que esto produzindo e isso os motiva. O retorno visvel. Alm de investir em equipamentos, os nossos associados esto gerando empregos em seus municpios?, contou Marcelo Passos, o diretor presidente da Associao para o Desenvolvimento da Agroecologia do Paran (Aopa). A associao conta com 813 membros de 17 municpios.

INVESTIMENTOS - Neste ano, a Secretaria de Estado da Educao vai investir R$ 45 milhes na compra de alimentos da agricultura familiar para a merenda das escolas. So 15.487 toneladas de produtos, dos quais 2.484 so orgnicos.

Ao todo, 128 instituies de agricultores familiares esto cadastradas no sistema eletrnico para chamada pblica. So 81 itens alimentcios de 11 grupos diferentes para a merenda: acares, carne e ovos, cereal, feijo, frutas, hortalias, iogurte e similar, legumes, leite, outros lcteos, panificados e sucos.

Agência Estadual de Notícias - Paraná


Fonte: Agrolink

Mais notícias

Agrolink
04 de maio de 2021 Fêmea Nelore É Animal Mais Valorizado do Ano
Leia mais
Agrolink
20 de julho de 2020 Mercado de Sementes Vai Mudar e Se Consolidar
Leia mais
Agrolink
11 de maio de 2020 Como Preservar A Qualidade e Reduzir Perdas Na Armazenagem?
Leia mais
Agrolink
23 de fevereiro de 2017 Mirassol se prepara para o 3º Dia de Campo Integração Lavoura-Pecuária
Leia mais

Fale conosco

Entre em contato com a Arrozeira Banhado. Utilize o Fale Conosco do Site para esclarecer suas dúvidas, enviar sugestões, elogios e solicitar informações sobre produtos e serviços. Este é o seu canal on-line para um atendimento rápido e fácil.

O site da Arrozeira Banhado é o seu mais novo canal de notícias e informações. Se preferir, além do formulário, utilize os canais de contato alternativo listados abaixo.