“Temos em nossas mãos um problema delicado e precisamos questionar nosso modelo”. A afirmação é do ex-ministro da Agricultura Luís Carlos Guedes Pinto, que defende alternativas sustentáveis que possam aperfeiçoar os tradicionais sistemas de produção agrícolas brasileiros.
“Se, por um lado, tem possibilitado aumentos da produção e da produtividade, esse modelo tem gerado problemas ambientais com o uso excessivo de defensivos, além de aumentar consideravelmente os custos financeiros”, disse Guedes no XXX Congresso Nacional de Milho e Sorgo, em Salvador/BA.
“Temos que identificar sistemas de produção onde o uso excessivo de energia possa ser mudado. A agricultura deve se organizar. Sou otimista e considero que avançamos muito e vamos avançar mais, mas temos que nos organizar”, concluiu.
AgrolinkFonte:
Agrolink