Processos de produção

Os processos de secagem e armazenagem dos nossos produtos são realizados utilizando a mais alta tecnologia, buscando segurança e eficiência das operações e qualidade dos produtos. Esse processo abrange as atividades desde o campo até o recebimento e armazenagem nas unidades da Arrozeira Banhado. O transporte do arroz e da soja até a unidade de armazenamento é realizado com o máximo de cuidado, a fim de preservar a qualidade dos grãos. Cada etapa do processo é inspecionada e ajustada para que se obtenha um produto de excelente qualidade.

Estrutura Física

Arrozeira Banhado conta com uma moderna estrutura de secagem e armazenagem de arroz. Tem capacidade para estocar 45 mil toneladas de arroz em suas unidades. Recebendo 1.500 ton/dia.

Meio Ambiente

Nas áreas cultivadas pela Empresa, é feito o recolhimento de filtros de lubrificantes e de embalagens vazias de agrotóxicos para posterior envio a pontos de coletas. São utilizados tanques de combustível e rampas de lavagem com caixas de retenção de resíduos, para reduzir possíveis impactos negativos ao meio ambiente.

Gado de corte de Aceguá - RS.

A criação do gado, com trabalho continuo em melhoramento genético a Arrozeira Banhado, busca somente animais com características de desempenho adequadas para maior produção de carcaça em um período menor de tempo de engorda a campo em pastagem de azevém trevo e cornichão.

Projeto une agricultores familiares indígenas e não-indígenas em MT

Aliar a sabedoria tradicional indígena com o conhecimento de agricultores familiares foi a solução encontrada para recuperar o solo degradado na região de Santa Terezinha, noroeste de Mato Grosso. Trata-se do Projeto Interagir, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras socioambiental, que tem mudado a forma de produzir e olhar para a terra em uma área marcada por um histórico de conflitos e invasões.

Desde que iniciou suas atividades, no segundo semestre de 2013, o Interagir já implementou os Sistemas Agroflorestais – SAFs em 20 hectares dos 90 previstos nas Terras Indígenas Tapirapé/Karajá e do Projeto de Assentamento Presidente, o assentamento de reforma agrária mais antigo do município.

Os SAFs são uma alternativa de produção agrícola sustentável que consorcia florestas com a produção de alimentos. Entre as suas principais vantagens estão a melhora na qualidade de adubação da terra, o menor custo para manutenção, a não utilização de agrotóxicos e a possibilidade de cultivo de várias espécies em um mesmo espaço.

A realização do Interagir só foi possível devido à iniciativa dos indígenas da aldeia Mãjtyri, através da Associação O Povo Indígena da Nação Unida Tapirapé (APINUT), que luta pela afirmação e dignidade socioambiental das comunidades da bacia hidrográfica Araguaia – Tocantins. Entretanto, o trabalho desenvolvido não beneficia apenas os nativos. “O protagonismo dos indígenas possibilitou uma quebra de preconceitos, por meio da união inédita de culturas distintas”, afirma Flávia Andrade, coordenadora do projeto.

O “Interagir” surgiu da necessidade de reverter um processo histórico de ocupação sem nenhum tipo de planejamento em Santa Terezinha.O manejo inadequado causou a destruição dos recursos naturais, principalmente das florestas, que, com o decorrer do tempo, foram fragmentadas e deram lugar às pastagens, culturas agrícolas e cidades.

Ações do Projeto

O Interagir já levou agricultores familiares e indígenas para conhecerem os sistemas agroflorestais estabelecidos no entorno do Distrito Federal, bem como ofereceu uma oficina lúdico-participativa com temáticas ambientais para alunos e professores das escolas do assentamento e da Aldeia Mãjtyri.

Até julho de 2015, o projeto revitalizará 45 hectares de mata ciliar e reconverterá 180 hectares de área degradada em área produtiva. Para acompanhar as novidades do Interagir, basta acessar o site www.projetointeragir.org e as redes sociais: https://www.facebook.com/pages/Projeto-Interagir e https://twitter.com/PInteragir

* (Forest Comunicação)

Mercado Ético


Fonte: Agrolink

Mais notícias

Agrolink
04 de maio de 2021 Fêmea Nelore É Animal Mais Valorizado do Ano
Leia mais
Agrolink
20 de julho de 2020 Mercado de Sementes Vai Mudar e Se Consolidar
Leia mais
Agrolink
11 de maio de 2020 Como Preservar A Qualidade e Reduzir Perdas Na Armazenagem?
Leia mais
Agrolink
23 de fevereiro de 2017 Mirassol se prepara para o 3º Dia de Campo Integração Lavoura-Pecuária
Leia mais

Fale conosco

Entre em contato com a Arrozeira Banhado. Utilize o Fale Conosco do Site para esclarecer suas dúvidas, enviar sugestões, elogios e solicitar informações sobre produtos e serviços. Este é o seu canal on-line para um atendimento rápido e fácil.

O site da Arrozeira Banhado é o seu mais novo canal de notícias e informações. Se preferir, além do formulário, utilize os canais de contato alternativo listados abaixo.