Meio Ambiente

Nas áreas cultivadas pela Empresa, é feito o recolhimento de filtros de lubrificantes e de embalagens vazias de agrotóxicos para posterior envio a pontos de coletas. São utilizados tanques de combustível e rampas de lavagem com caixas de retenção de resíduos, para reduzir possíveis impactos negativos ao meio ambiente.

Processos de produção

Os processos de secagem e armazenagem dos nossos produtos são realizados utilizando a mais alta tecnologia, buscando segurança e eficiência das operações e qualidade dos produtos. Esse processo abrange as atividades desde o campo até o recebimento e armazenagem nas unidades da Arrozeira Banhado. O transporte do arroz e da soja até a unidade de armazenamento é realizado com o máximo de cuidado, a fim de preservar a qualidade dos grãos. Cada etapa do processo é inspecionada e ajustada para que se obtenha um produto de excelente qualidade.

Estrutura Física

Arrozeira Banhado conta com uma moderna estrutura de secagem e armazenagem de arroz. Tem capacidade para estocar 45 mil toneladas de arroz em suas unidades. Recebendo 1.500 ton/dia.

Gado de corte de Aceguá - RS.

A criação do gado, com trabalho continuo em melhoramento genético a Arrozeira Banhado, busca somente animais com características de desempenho adequadas para maior produção de carcaça em um período menor de tempo de engorda a campo em pastagem de azevém trevo e cornichão.

Híbrido de milho marca Pioneer® atinge produção recorde de 411,6 sc/ha

A colheita do híbrido P1630H na propriedade da Família Dallazen (Sementes Dallazen), de Palmeira das Missões/RS surpreendeu muitos produtores durante a Expodireto Cotrijal, uma das mais importantes feiras agrícolas realizadas no sul do Brasil. Atingindo produtividade média de 411,6 sacos por hectare, o resultado foi um dos pontos altos da visita dos produtores ao stand da DuPont Pioneer durante a feira.

O Representante Comercial da DuPont Pioneer, Álvaro Beck, faz questão de salientar que este é um produtor exemplar na região. Dos cerca de 4.500 hectares plantados, 1.200 são irrigados por pivô central e, destes, 750 hectares foram destinados ao milho nesta safra. Para a adubação e manejo da área de milho, Álvaro relata que a família utilizou 7 ton/ha de esterco aviário, 400 kg/ha de 12-30-20, 100 kg/ha de cloreto, 500 kg/ha de ureia super N (duas aplicações a lanço), duas aplicações de fungicida e duas aplicações de inseticida. Em condições normais, e com a irrigação disponível na área, os resultados já são considerados excelentes, visto que essas áreas de pivô atingiram médias entre 255 e 270 scs/ha.

Porém o destaque desta área está em aproximadamente 7 hectares de terra onde há o transpasse de pivôs, ou seja, a área é duplamente irrigada. Diante deste fato e, acreditando no potencial genético do híbrido que seria plantado, o produtor resolveu fazer um experimento, aumentando ainda mais os níveis de adubação. Assim, nesta área utilizou cerca de 650 kg/ha de adubo no plantio, 200 kg/ha de cloreto e 750 kg/ha de ureia super N (50% a mais do que no restante da área).

Ao iniciar a colheita desta área, Álvaro conta que o produtor notou que 7 minutos eram suficientes para encher o graneleiro de 180 sacos de sua máquina. Surpreso com esta constatação, e disposto a verificar qual o real impacto causado pelo manejo da área, a Família Dallazen optou por colher esta área separada do restante. E, surpreendendo até mesmo quem estava acompanhando a lavoura de perto, a área atingiu incríveis 411,6 sacos por hectare de produtividade. Álvaro relata: “Foi uma colheita impressionante! Plantada com espaçamento de 45 cm entre linhas e com população inicial de 88 mil plantas, as espigas se cruzavam, impedindo a passagem pela lavoura!”.

Hoje, o produtor está decidido a buscar uma média de 330 scs/ha para a próxima safra. Álvaro acredita que alcançar esta produtividade é perfeitamente possível, já que existem pivôs na propriedade onde já são colhidas médias de 270 scs/ha. Para isto, é necessário associar genética, insumos de qualidade, irrigação e principalmente tecnologia de manejo, itens considerados essenciais pelo produtor. Álvaro complementa: “Conhecendo a área, você conseguirá eliminar os gargalos em menor espaço de tempo. Só assim você poderá planejar quanto irá colher. Bons resultados não são questão de sorte, mas sim, de planejamento".

P1630H - híbrido simples hiperprecoce com elevado potencial produtivo e responsivo ao incremento de tecnologias de manejo, recomendado para o período normal de plantio na região Sul do Brasil, incluindo RS, SC e PR. Apresenta alta estabilidade dentro do segmento hiperprecoce com excelente qualidade de grão e sanidade de colmo. Recomendado para plantio em áreas de rotação de culturas e responsivo ao uso de fungicidas. Evitar solos de baixa fertilidade, áreas compactadas e a exposição no campo depois do ponto de colheita. Recomenda-se combinar com híbridos de maior ciclo e defensividade.


Fonte: Agrolink

Mais notícias

Agrolink
04 de maio de 2021 Fêmea Nelore É Animal Mais Valorizado do Ano
Leia mais
Agrolink
20 de julho de 2020 Mercado de Sementes Vai Mudar e Se Consolidar
Leia mais
Agrolink
11 de maio de 2020 Como Preservar A Qualidade e Reduzir Perdas Na Armazenagem?
Leia mais
Agrolink
23 de fevereiro de 2017 Mirassol se prepara para o 3º Dia de Campo Integração Lavoura-Pecuária
Leia mais

Fale conosco

Entre em contato com a Arrozeira Banhado. Utilize o Fale Conosco do Site para esclarecer suas dúvidas, enviar sugestões, elogios e solicitar informações sobre produtos e serviços. Este é o seu canal on-line para um atendimento rápido e fácil.

O site da Arrozeira Banhado é o seu mais novo canal de notícias e informações. Se preferir, além do formulário, utilize os canais de contato alternativo listados abaixo.