A comercialização de algodão em Mato Grosso chegou a 26%, em outubro deste ano, das 834,9 mil toneladas que devem ser produzidas na safra 2013/14. Segundo o levantamento do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), divulgado nesta terça-feira (22), as vendas do produto avançaram quatros pontos percentuais em um mês, levando em conta os 22% que já estavam negociados no mês anterior.
No mesmo período da safra passada, a comercialização do algodão estava em 36%, mas com uma produção de 687,1 mil toneladas. Se comparadas, há um atraso de 9,6 pontos percentuais entre as safras. De acordo com o Imea, quase todo o volume comercializado foi adquirido pela indústria têxtil nacional.
A região sudeste do estado é a que mais se destaca na comercialização, com 27% das 474,8 mil toneladas que devem ser produzidas neste ciclo. Já a nordeste, que deve ter a menor produção no estado, de 5,6 mil toneladas, está com 20% já comercializados.
Safra 12/13 -De setembro para outubro houve um avanço de apenas cinco pontos percentuais na comercialização da pluma da safra, passando de 71% para 76% do total disponível no Estado. Esse avanço, se fez possível pela venda da pluma disponível, já que nos meses de agosto e setembro as
entregas foram apenas para cumprimento de contrato.
Assim, com maior quantidade de pluma em estoque, os preços decresceram, batendo R$ 66,70 no fechamento da última sexta-feira em Campo Verde.
AgrodebateFonte:
Agrolink