Meio Ambiente

Nas áreas cultivadas pela Empresa, é feito o recolhimento de filtros de lubrificantes e de embalagens vazias de agrotóxicos para posterior envio a pontos de coletas. São utilizados tanques de combustível e rampas de lavagem com caixas de retenção de resíduos, para reduzir possíveis impactos negativos ao meio ambiente.

Estrutura Física

Arrozeira Banhado conta com uma moderna estrutura de secagem e armazenagem de arroz. Tem capacidade para estocar 45 mil toneladas de arroz em suas unidades. Recebendo 1.500 ton/dia.

Gado de corte de Aceguá - RS.

A criação do gado, com trabalho continuo em melhoramento genético a Arrozeira Banhado, busca somente animais com características de desempenho adequadas para maior produção de carcaça em um período menor de tempo de engorda a campo em pastagem de azevém trevo e cornichão.

Processos de produção

Os processos de secagem e armazenagem dos nossos produtos são realizados utilizando a mais alta tecnologia, buscando segurança e eficiência das operações e qualidade dos produtos. Esse processo abrange as atividades desde o campo até o recebimento e armazenagem nas unidades da Arrozeira Banhado. O transporte do arroz e da soja até a unidade de armazenamento é realizado com o máximo de cuidado, a fim de preservar a qualidade dos grãos. Cada etapa do processo é inspecionada e ajustada para que se obtenha um produto de excelente qualidade.

Palestra da Expocop/PR discute futuro da pecuária

Região Norte do Estado é ideal para a produção intensificada, seja na cria de reprodutores ou na engorda rápida

Discutir o futuro da produção de carne no Brasil é o objetivo da palestra "Desafio da pecuária de corte no presente e perspectiva futura", que será apresentada pelo zootecnista e produtor Ocimar de Camargo Villela sábado, às 8 horas, durante a 16ª Exposição Agropecuária Industrial e Comercial da Região de Cornélio Procópio (Expocop). O evento, que está sendo realizado no Centro de Eventos Pioneiro Pedro Baggio, termina no domingo.

Segundo Villela, o pecuarista brasileiro tem uma boa oportunidade de incrementar seu negócio, uma vez que o aumento na renda das famílias na última década culminou no crescimento do consumo per capita de carne no País. "Numa retrospectiva, vou destacar como o homem evoluiu depois que passou a comer carne", citou.

Outro ponto que será destacado na apresentação será a evolução da pecuária no Brasil, com o cruzamento de raças europeias e zebuínas. "Também vamos desmistificar a ideia de que a produção de carne causa destruição de florestas e de que a gordura faz mal à saúde", completou Villela.

Conforme ele, hoje, a atividade, que ocupa 170 milhões de hectares do País, está emprestando áreas para o cultivo de grãos, algodão e cana-de-açúcar. "Já não se fala em destruição de área mas em transformação. Atualmente é verificada apenas uma pequena abertura de área para a pecuária de subsistência em regiões de fronteira, como Pará e Amazonas", comentou o produtor, citando que no Mato Grosso, estado que concentra a maior produção de carne no País, a pecuária ocupa uma área de 29 milhões de hectares, contra 8 milhões de hectares de soja. "A soja tem potencial para crescer mais 8 milhões de hectares no estado emprestando área da pecuária", calculou.

Para o zootecnista, topografia, incidência de chuvas e logística são os grandes gargalos da agropecuária nacional. "Assim como o melhoramento genético", completou Villela. Segundo ele, hoje os pecuaristas trabalham com um índice de ocupação de 1,5 unidade animal por hectare quando o ideal seria de 2 a 3 cabeças por hectare. "O desafio é melhorar a ocupação e, assim, a produtividade, além de investir na capacitação de pessoal. Formar mão de obra para utilizar a tecnologia disponível."

Villela lembrou que o Norte paranaense, principalmente a região de Cornélio Procópio, é ocupado por cana, soja e café e que a pecuária local é mais intensiva, com destaque para os confinamentos. "O Norte do Paraná tem clima temperado, ideal para a criação de raças europeias para cruzamento. É, também, uma região ideal para produção intensificada, seja na cria de animais reprodutores, que serão vendidos para outros estados, ou na engorda rápida, para um giro de animais mais rápido e lucrativo", comentou o zootecnista.

Para ele, o pecuarista brasileiro deve investir tanto em quantidade como em qualidade, aproveitando os diferentes nichos de mercado. Também é importante se beneficiar de programas do governo como a integração lavoura-pecuária-floresta. "Hoje, grãos e pecuária são atividades complementares."

Mariana Guerin

Folha Web


Fonte: Agrolink

Mais notícias

Agrolink
04 de maio de 2021 Fêmea Nelore É Animal Mais Valorizado do Ano
Leia mais
Agrolink
20 de julho de 2020 Mercado de Sementes Vai Mudar e Se Consolidar
Leia mais
Agrolink
11 de maio de 2020 Como Preservar A Qualidade e Reduzir Perdas Na Armazenagem?
Leia mais
Agrolink
23 de fevereiro de 2017 Mirassol se prepara para o 3º Dia de Campo Integração Lavoura-Pecuária
Leia mais

Fale conosco

Entre em contato com a Arrozeira Banhado. Utilize o Fale Conosco do Site para esclarecer suas dúvidas, enviar sugestões, elogios e solicitar informações sobre produtos e serviços. Este é o seu canal on-line para um atendimento rápido e fácil.

O site da Arrozeira Banhado é o seu mais novo canal de notícias e informações. Se preferir, além do formulário, utilize os canais de contato alternativo listados abaixo.