Venda de fertilizantes bate novo recorde em 2012
Com 29,537 milhões de toneladas entregues ao cliente final, a venda de fertilizantes no Brasil atingiu um novo recorde no ano passado, aponta a Anda (Associação Nacional para Difusão de Adubos). O resultado representa um aumento de 4,3% sobre 2011, quando havia sido alcançado o patamar de 28,3 milhões de toneladas. “Estes números se devem a alguns fatores importantes: uma forte alta na demanda, as commodities em bons níveis de remuneração – com relações de trocas favoráveis –, o aumento da área cultivada e, por fim, a capitalização do produtor rural. Com esses recursos, o agricultor investe em mais tecnologia”, explica o diretor-executivo da Anda, David Roquetti Filho.
Ele segue afirmando que o cenário mundial também ofereceu uma “janela de oportunidades”. “Isso se deu pelo enfraquecimento da produção na Europa e nos Estados Unidos (agravado pela seca norte-americana), bem como a desaceleração no PIB (Produto Interno Bruto) chinês”, fatores estes que também contribuíram para uma relação de trocas favorável ao produtor rural.
Para este ano, o representante da entidade adianta que as consultorias especializadas apontam a possibilidade de um terceiro recorde consecutivo no consumo de adubos. Ele cita a RC Consultores, que projeta algo em torno de 30,5 milhões de toneladas de fertilizantes utilizados. Isso representaria aumento de 3,26% em relação a 2012.
Mais notícias
Agrolink
04 de maio de 2021
Fêmea Nelore É Animal Mais Valorizado do Ano
Leia mais
Agrolink
20 de julho de 2020
Mercado de Sementes Vai Mudar e Se Consolidar
Leia mais
Agrolink
11 de maio de 2020
Como Preservar A Qualidade e Reduzir Perdas Na Armazenagem?
Leia mais
Agrolink
23 de fevereiro de 2017
Mirassol se prepara para o 3º Dia de Campo Integração Lavoura-Pecuária
Leia mais