Processos de produção

Os processos de secagem e armazenagem dos nossos produtos são realizados utilizando a mais alta tecnologia, buscando segurança e eficiência das operações e qualidade dos produtos. Esse processo abrange as atividades desde o campo até o recebimento e armazenagem nas unidades da Arrozeira Banhado. O transporte do arroz e da soja até a unidade de armazenamento é realizado com o máximo de cuidado, a fim de preservar a qualidade dos grãos. Cada etapa do processo é inspecionada e ajustada para que se obtenha um produto de excelente qualidade.

Gado de corte de Aceguá - RS.

A criação do gado, com trabalho continuo em melhoramento genético a Arrozeira Banhado, busca somente animais com características de desempenho adequadas para maior produção de carcaça em um período menor de tempo de engorda a campo em pastagem de azevém trevo e cornichão.

Estrutura Física

Arrozeira Banhado conta com uma moderna estrutura de secagem e armazenagem de arroz. Tem capacidade para estocar 45 mil toneladas de arroz em suas unidades. Recebendo 1.500 ton/dia.

Meio Ambiente

Nas áreas cultivadas pela Empresa, é feito o recolhimento de filtros de lubrificantes e de embalagens vazias de agrotóxicos para posterior envio a pontos de coletas. São utilizados tanques de combustível e rampas de lavagem com caixas de retenção de resíduos, para reduzir possíveis impactos negativos ao meio ambiente.

Colheita de arroz irrigado na reta final em SC

Prossegue por mais duas semanas aproximadamente, nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul a colheita da safra 2011/12. Os dois estados são responsáveis por cerca de 74% da safra nacional do cereal, sendo que mais de 95% da produção é de arroz irrigado.

Nesta safra, por causa dos preços pouco estimulantes, principalmente no primeiro semestre de 2011, a área plantada caiu na maioria dos estados produtores, resultando numa produção menor. No Rio Grande do Sul, maior produtor, responsável por cerca de 65% da produção nacional, a área decresceu 11,1% e a produção 16,4%. Em Santa Catarina, segundo maior produtor brasileiro, com 9%, a área caiu apenas 0,5%, enquanto a produção subiu 4,1%, em relação à safra passada.

Nas últimas semanas, embora alguns municípios da região Sul Catarinense tenham decretado situação de emergência em função da falta de chuva, que vem assolando principalmente as regiões do Oeste Catarinense desde o início de janeiro, as lavouras de arroz não foram afetadas pelo fenômeno por se encontrarem em estágio final de maturação e porque muitas delas já haviam sido colhidas.

As estimativas do IBGE para a safra brasileira 2011/12 de arroz são de uma área plantada de 2,463 milhões de hectares e produção de 11,542 milhões de toneladas, apresentando um decréscimo de 10,7% na área e de 14,2% na produção.

A safra catarinense é estimada em 150,4 mil hectares, produção de 1,020 milhão de toneladas e rendimento médio de 6.785 quilos por hectare.

“A colheita da safra prossegue em ritmo bastante acelerado, alcançando cerca de 95% da área a ser colhida”, informa o economista da Epagri/Cepa, Luiz Marcelino, revelando que o rendimento médio poderá ultrapassar as estimativas iniciais, mesmo computando as perdas totais de 1.150 hectares nas lavouras de Nova Veneza e de 50 hectares de Forquilhinha devido a ocorrência de granizo.

Segundo Marcelino, a comercialização da produção segue dentro do programado para os principais centros consumidores do País. O aumento da oferta estadual tem mantido os preços ao produtor atualmente oscilando entre R$ 25,00/sc nas regiões do Alto Vale do Itajaí e Litoral Norte Catarinense e R$ 26,50/ sc na região Sul Catarinense.

A expectativa dos principais agentes do setor é de manutenção das medidas governamentais de apoio à comercialização da produção do arroz, como a Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM), Contrato de Opção de Venda, Prêmio para Escoamento de Produtos (PEP) e Prêmio de Equalização Pago ao Produtor (Pepro). Por meio desses mecanismos, o governo espera corrigir as distorções de preços ao produtor e garantir maior competitividade no mercado. 

Mais notícias

Agrolink
04 de maio de 2021 Fêmea Nelore É Animal Mais Valorizado do Ano
Leia mais
Agrolink
20 de julho de 2020 Mercado de Sementes Vai Mudar e Se Consolidar
Leia mais
Agrolink
11 de maio de 2020 Como Preservar A Qualidade e Reduzir Perdas Na Armazenagem?
Leia mais
Agrolink
23 de fevereiro de 2017 Mirassol se prepara para o 3º Dia de Campo Integração Lavoura-Pecuária
Leia mais

Fale conosco

Entre em contato com a Arrozeira Banhado. Utilize o Fale Conosco do Site para esclarecer suas dúvidas, enviar sugestões, elogios e solicitar informações sobre produtos e serviços. Este é o seu canal on-line para um atendimento rápido e fácil.

O site da Arrozeira Banhado é o seu mais novo canal de notícias e informações. Se preferir, além do formulário, utilize os canais de contato alternativo listados abaixo.