Gado de corte de Aceguá - RS.

A criação do gado, com trabalho continuo em melhoramento genético a Arrozeira Banhado, busca somente animais com características de desempenho adequadas para maior produção de carcaça em um período menor de tempo de engorda a campo em pastagem de azevém trevo e cornichão.

Meio Ambiente

Nas áreas cultivadas pela Empresa, é feito o recolhimento de filtros de lubrificantes e de embalagens vazias de agrotóxicos para posterior envio a pontos de coletas. São utilizados tanques de combustível e rampas de lavagem com caixas de retenção de resíduos, para reduzir possíveis impactos negativos ao meio ambiente.

Estrutura Física

Arrozeira Banhado conta com uma moderna estrutura de secagem e armazenagem de arroz. Tem capacidade para estocar 45 mil toneladas de arroz em suas unidades. Recebendo 1.500 ton/dia.

Processos de produção

Os processos de secagem e armazenagem dos nossos produtos são realizados utilizando a mais alta tecnologia, buscando segurança e eficiência das operações e qualidade dos produtos. Esse processo abrange as atividades desde o campo até o recebimento e armazenagem nas unidades da Arrozeira Banhado. O transporte do arroz e da soja até a unidade de armazenamento é realizado com o máximo de cuidado, a fim de preservar a qualidade dos grãos. Cada etapa do processo é inspecionada e ajustada para que se obtenha um produto de excelente qualidade.

Quebra nos EUA deixa América Latina no olho do furacão

Continente vai ampliar sua participação na produção mundial

Quebra da safra de soja no Estados prevista para esta temporada - 13% inferior ao volume colhido em 2011/12 - associado a um estoque apertado de passagem, abrirá brechas para que a América Latina esteja no olho do furacão na temporada agrícola recém-iniciada. Com a demanda cada vez mais aquecida, os países sul-americanos terão papel essencial na formação de preços da commodity.

Brasil e Argentina vão interferir na cotação da soja, lembra Cleber Noronha, analista de mercado do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). A expectativa é que o continente colha acima de 148 milhões de toneladas com um clima favorável.

Juntos, Brasil, Argentina, Paraguai, Bolívia e Uruguai devem concentrar 57,5% da produção mundial de soja esperada para 2012/13, atualmente em 258,1 milhões de toneladas conforme o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em Inglês).

"Como os Estados Unidos estão produzindo mais para consumo próprio do que para a exportação, o celeiro de grãos para o semestre de 2013 passa a ser o latino-americano", cita o engenheiro agrônomo do Imea.

A estimativa é que somente a América do Sul amplie sua participação na produção mundial da oleaginosa, avançando de 48% para outros 58%, lembra Cleber Noronha, do Imea. "É a América do Sul que originará os grãos para o mundo e o mundo analisará de perto o acompanhamento da nossa safra", enfatizou.

Enquanto os países latinos ainda plantam suas safras de soja, nos Estados Unidos a colheita já alcança 22% da área, conforme o USDA. Em 2011 o percentual chegava a 4%. O país é o primeiro a abrir os trabalhos no campo, mas foi severamente castigado por problemas climáticos.

Mas como lembra o especialista do Imea, apesar de avançar na colheita do produto, apenas 29% das lavouras são consideradas em boas condições, redução de 33% em relação ao ano passado.

De acordo com o Imea, dos principais estados produtores, Mississipi já colheu 62% da área, acompanhado por Louisiana, com 60%. Nebraska e South Datokota, que em 2011 colheeram apenas 1% da área no período, hoje apresentam 19% e 47%, cita o Imea.

Rumo à liderança

O Brasil vai se aproveitar do recuo na safra americana para conquistar uma fatia maior no mercado da soja. Em 2013 encaminha-se para a liderança mundial com uma safra estimada em 81 milhões de toneladas de soja, ultrapassando os Estados Unidos (71,6 milhões de toneladas), já indica o Departamento de Agricultura deste país.

Em Mato Grosso, principal produtor brasileiro, a semeadura já atinge 1,7% da área estimada em 7,8 milhões de hectares pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária.

A área destinada à oleaginosa cresceu 11,6% ante a semeada em 2011/12. Já a produção esperada para o ciclo está projetada em 24,1 milhões de toneladas. 

Mais notícias

Agrolink
04 de maio de 2021 Fêmea Nelore É Animal Mais Valorizado do Ano
Leia mais
Agrolink
20 de julho de 2020 Mercado de Sementes Vai Mudar e Se Consolidar
Leia mais
Agrolink
11 de maio de 2020 Como Preservar A Qualidade e Reduzir Perdas Na Armazenagem?
Leia mais
Agrolink
23 de fevereiro de 2017 Mirassol se prepara para o 3º Dia de Campo Integração Lavoura-Pecuária
Leia mais

Fale conosco

Entre em contato com a Arrozeira Banhado. Utilize o Fale Conosco do Site para esclarecer suas dúvidas, enviar sugestões, elogios e solicitar informações sobre produtos e serviços. Este é o seu canal on-line para um atendimento rápido e fácil.

O site da Arrozeira Banhado é o seu mais novo canal de notícias e informações. Se preferir, além do formulário, utilize os canais de contato alternativo listados abaixo.