Gado de corte de Aceguá - RS.

A criação do gado, com trabalho continuo em melhoramento genético a Arrozeira Banhado, busca somente animais com características de desempenho adequadas para maior produção de carcaça em um período menor de tempo de engorda a campo em pastagem de azevém trevo e cornichão.

Processos de produção

Os processos de secagem e armazenagem dos nossos produtos são realizados utilizando a mais alta tecnologia, buscando segurança e eficiência das operações e qualidade dos produtos. Esse processo abrange as atividades desde o campo até o recebimento e armazenagem nas unidades de beneficiamento da Arrozeira Banhado. O transporte do arroz e da soja até a unidade de beneficiamento é realizado com o máximo de cuidado, a fim de preservar a qualidade dos grãos. Cada etapa do processo é inspecionada e ajustada para que se obtenha um produto de excelente qualidade.

Estrutura Física

Arrozeira Banhado conta com uma moderna estrutura de secagem e armazenagem de arroz. Tem capacidade para estocar 45 mil toneladas de arroz em suas unidades de beneficiamento; recebendo 1500 ton/dia.

Meio Ambiente

Nas áreas cultivadas pela Empresa, é feito o recolhimento de filtros de lubrificantes e de embalagens vazias de agrotóxicos para posterior envio a pontos de coletas. São utilizados tanques de combustível e rampas de lavagem com caixas de retenção de resíduos, para reduzir possíveis impactos negativos ao meio ambiente.

Soja: Fluxo de Navios da China Para O Brasil É Intenso e Lineup Está Próximo de 11 Mi de T

A colheita da soja continua ainda bastante atrasada no Brasil e os primeiros volumes que se mostram disponíveis, além de baixos, não apresentam padrão para exportação, empurrando o início mais intenso e efetivo dos embarques brasileiros para os próximos meses. "Esses volumes deverão ser usados em mistura pela indústria nacional para fazer farelo. Isso não afeta muita coisa, o mercado lá fora não vê isso e lá observam apenas a safra em geral", explica Vlamir Brandalizze.  

Segundo o consultor, os problemas seguem pontuais e concentrados mais ao Sul do Brasil, principalmente no Paraná. O excesso de chuvas no estado vem tirando parte da qualidade da soja e também o ritmo dos trabalhos de campo. 

Assim, as exportações este ano ainda não ganharam ritmo, os embarques são lentos em janeiro - 49,5 mil toneladas apenas, contra 1,4 milhão no mesmo mês de 2020, segundo dados da Secex (Secretaria de Comércio Exterior) em função da falta de produto -, enquanto para fevereiro o lineup brasileiro de soja já se mostra próximo de 11 milhões de toneladas, de acordo com informações apuradas pelo Notícias Agrícolas. 

A Pátria Agronegócios trouxe a apuração de duas imagens que mostram o fluxo de navios graneleiros saindo da China com destino Brasil e Estados Unidos e a diferença é bastante clara:

Navios vazios saindo da China para o Brasil - Fonte: Pátria Agronegócios

Navios vazios saindo da China para os EUA - Fonte: Pátria Agronegócios

"Os chineses estão chegando em peso para carregar soja no Brasil entre fevereiro e março", explica Matheus Pereira, diretor da consultoria. "A demanda está sendo represada. A soja disponível nos próximos dias, próximas semanas, irá ganhar prêmio", complementa. 

Em seu último levantamento, a Pátria informou que apenas 1,82% da área brasileira de soja já havia sido colhida, contra 8,83% do ano passado e frente à média de 8,83% dos últimos anos. 

Colheita Soja Brasil 2020/21 - Fonte: Pátria Agronegócios

Em Mato Grosso, maior estado produtor de soja do Brasil, apenas 4,71% da colheita está concluída, de acordo com os dados do Imea (Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária). O índice também se mostra bem abaixo da safra anterior e da média dos últimos cinco anos, como ilustra o gráfico abaixo. 

"A situação climática adversa no período da semeadura prejudicou as primeiras áreas, e, agora as chuvas em elevados volumes vem dificultando a entrada do maquinário no campo, o que acaba atrasando os trabalhos nas lavouras (...) Nesse período decisivo, os players estão de olho na previsão do tempo à espera de uma redução nos volumes de chuvas para
que as máquinas possam entrar no campo e recuperar oatraso de 21,97 p.p. em relação à temporada 19/20", informam os especialistas do Imea. 

Colheita soja 2020/21 em MT - Fonte: Imea

Enquanto isso, os estoques de soja nos portos da China não são dos maiores. "Os dados dos portos da China sinalizam que eles não estão tão abarrotados de soja, mesmo com exportações do país em ritmo recorde nos EUA. O que poderia explicar os baixos estoques são os embarques brasileiros menores entre outubro e dezembro", diz Karen Braun, analista de commodities da Reuters Internacional. 

Estoques de soja nos portos da China - Fonte: Karen Braun

E o período citado por Karen para as operações Brasil-China já se refere, justamente, ao intervalo em que o Brasil já não registrava volumes consideráveis da oleaginosa. "O Brasil se esvaziou de soja, não tínhamos nada para ser embarcado. A demanda foi represada. Quando o produto voltar a estar disponível vai dar disputa entre os compradores", alerta Matheus Pereira. 

 

Fonte: https://www.noticiasagricolas.com.br/noticias/soja/279304-soja-fluxo-de-navios-da-china-para-o-brasil-e-intenso-e-lineup-esta-proximo-de-11-mi-de-t.html#.YBxEpTFKjIU

Mais notícias

Mercado da Soja
27 de abril de 2021 Brasil Desenvolve Sua Primeira Soja Com Tecnologias Para Manejo de Percevejo e Ferrugem
Leia mais
Mercado da Soja
05 de março de 2021 Soja Deixa Estabilidade de Lado e Volta A Subir Forte Na Bolsa de Chicago Nesta Tarde de 6ª
Leia mais
Mercado da Soja
23 de fevereiro de 2021 Soja Intensifica Ganhos Em Chicago Com Força da China e Volta A Superar Os Us$ 14 Nesta 3ª
Leia mais
Mercado da Soja
04 de janeiro de 2021 Soja: "mercado Não Está Preparado Para Uma Quebra de 14 Mi de T Na América do Sul"
Leia mais

Fale conosco

Entre em contato com a Arrozeira Banhado. Utilize o Fale Conosco do Site para esclarecer suas dúvidas, enviar sugestões, elogios e solicitar informações sobre produtos e serviços. Este é o seu canal on-line para um atendimento rápido e fácil.

O site da Arrozeira Banhado é o seu mais novo canal de notícias e informações. Se preferir, além do formulário, utilize os canais de contato alternativo listados abaixo.