Meio Ambiente

Nas áreas cultivadas pela Empresa, é feito o recolhimento de filtros de lubrificantes e de embalagens vazias de agrotóxicos para posterior envio a pontos de coletas. São utilizados tanques de combustível e rampas de lavagem com caixas de retenção de resíduos, para reduzir possíveis impactos negativos ao meio ambiente.

Gado de corte de Aceguá - RS.

A criação do gado, com trabalho continuo em melhoramento genético a Arrozeira Banhado, busca somente animais com características de desempenho adequadas para maior produção de carcaça em um período menor de tempo de engorda a campo em pastagem de azevém trevo e cornichão.

Processos de produção

Os processos de secagem e armazenagem dos nossos produtos são realizados utilizando a mais alta tecnologia, buscando segurança e eficiência das operações e qualidade dos produtos. Esse processo abrange as atividades desde o campo até o recebimento e armazenagem nas unidades da Arrozeira Banhado. O transporte do arroz e da soja até a unidade de armazenamento é realizado com o máximo de cuidado, a fim de preservar a qualidade dos grãos. Cada etapa do processo é inspecionada e ajustada para que se obtenha um produto de excelente qualidade.

Estrutura Física

Arrozeira Banhado conta com uma moderna estrutura de secagem e armazenagem de arroz. Tem capacidade para estocar 45 mil toneladas de arroz em suas unidades. Recebendo 1.500 ton/dia.

Colheita mal feita desperdiça até 50% da produção de arroz

Um fator importante é o planejamento da plantação, que deve ser feito de acordo com a capacidade operacional das colheitadeiras da propriedade

Alguns cuidados são imediatos no início da colheita e alguns começam a ser planejados desde a implantação da lavoura de arroz. No entanto, o principal deles é o ponto de colheita. Um arroz colhido muito tardiamente aumenta bastante a quantidade de grãos quebrados, o que diminui o valor comercial do produto. Já se ele é colhido muito antecipadamente, aumenta a quantidade de defeitos, o que também desvaloriza a produção. As quebras provocadas nos grãos, nesses casos, podem desperdiçar até 50% da lavoura.
 
Segundo Eduardo Eifert, pesquisador da Embrapa Arroz e Feijão, outro fator importante é o planejamento da plantação, que deve ser feito de acordo com a capacidade operacional das colheitadeiras da propriedade.
 
O produtor deve fazer um escalonamento das cultivares e atentar ao ciclo delas para que, no momento da colheita, o arroz não acumule um ou mais quadros, excedendo a capacidade operacional das máquinas — diz o pesquisador.
 
De acordo com ele, os grãos devem ser colhidos entre 30 e 35 dias após seu florescimento, com 18% a 20% de umidade. No entanto, outro cuidado importante é a regulagem das máquinas, pois, no caso de uma regulagem inadequada, as perdas podem chegar a 12%.
Já se a colheita for feita muito antecipadamente ou tardiamente, as quebras provocadas podem representar até 50% de perda dos grãos inteiros — conta.
 
Para Eifert, o principal erro cometido pelos produtores é a falta de planejamento entre os quadros a serem colhidos e a capacidade operacional das máquinas. Outro erro importante é a falta de observação ao tempo de colheita.
 
Alguns defeitos do arroz devem ser previstos ou evitados ainda na época de manejo. No entanto, na pós-colheita, é necessário realizar uma pré-limpeza, a limpeza e a secagem do arroz — explica.
 
A secagem é importante para evitar o surgimento de fungos e insetos durante o armazenamento. Já na etapa de armazenagem, o produtor deve evitar ataques de roedores e outras pragas.
 
Ataques de insetos, por exemplo, ocorrem em função da umidade relativa do ar e da temperatura da massa de grãos. Então, para o controle de insetos, deve ser feito o controle dessas 3 variáveis. Para o combate a roedores e pássaros, existem armadilhas especiais e silos apropriados — afirma o pesquisador.
 
A secagem também exige o conhecimento prévio do agricultor. Se o grão for destinado à produção de sementes, a temperatura da massa de grãos não pode passar de 45°C, como orienta Eifert. Já se a produção é destinada à comercialização de grãos, essa temperatura pode chegar a 100°C, desde que não ocorra a perda de 2 pontos de umidades por hora.
Para mais informações, basta entrar em contato com a Embrapa Arroz e Feijão através do número (62) 3533-2110.


Planeta Arroz

Mais notícias

Colheita
23 de maio de 2020 Abertura Oficial da Colheita do Arroz de 2021 Já Tem Sede e Data Definidas
Leia mais
Colheita
22 de março de 2014 Colheita da Safra 2013/2014
Leia mais

Fale conosco

Entre em contato com a Arrozeira Banhado. Utilize o Fale Conosco do Site para esclarecer suas dúvidas, enviar sugestões, elogios e solicitar informações sobre produtos e serviços. Este é o seu canal on-line para um atendimento rápido e fácil.

O site da Arrozeira Banhado é o seu mais novo canal de notícias e informações. Se preferir, além do formulário, utilize os canais de contato alternativo listados abaixo.