Estrutura Física

Arrozeira Banhado conta com uma moderna estrutura de secagem e armazenagem de arroz. Tem capacidade para estocar 45 mil toneladas de arroz em suas unidades. Recebendo 1.500 ton/dia.

Processos de produção

Os processos de secagem e armazenagem dos nossos produtos são realizados utilizando a mais alta tecnologia, buscando segurança e eficiência das operações e qualidade dos produtos. Esse processo abrange as atividades desde o campo até o recebimento e armazenagem nas unidades da Arrozeira Banhado. O transporte do arroz e da soja até a unidade de armazenamento é realizado com o máximo de cuidado, a fim de preservar a qualidade dos grãos. Cada etapa do processo é inspecionada e ajustada para que se obtenha um produto de excelente qualidade.

Meio Ambiente

Nas áreas cultivadas pela Empresa, é feito o recolhimento de filtros de lubrificantes e de embalagens vazias de agrotóxicos para posterior envio a pontos de coletas. São utilizados tanques de combustível e rampas de lavagem com caixas de retenção de resíduos, para reduzir possíveis impactos negativos ao meio ambiente.

Gado de corte de Aceguá - RS.

A criação do gado, com trabalho continuo em melhoramento genético a Arrozeira Banhado, busca somente animais com características de desempenho adequadas para maior produção de carcaça em um período menor de tempo de engorda a campo em pastagem de azevém trevo e cornichão.

CPI do arroz será instalada nesta quarta-feira no RS

Trabalhos serão guiados por relatos dos produtores, diz PozzobomA crise enfrentada pelos arrozeiros gaúchos terá um espaço oficial de discussão no parlamento estadual. Nesta quarta-feira (19), a Assembleia Legislativa instala, às 13h, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Arroz. Proposta pelo deputado Jorge Pozzobom (PDSB), que será seu presidente, a CPI servirá para esclarecer os problemas econômicos e financeiros da cadeia produtiva do cereal.

As dificuldades no setor orizícola gaúcho foram provocadas pelos baixos preços pagos aos agricultores por conta do excedente da safra de 2011. As políticas de preços, os custos de produção, os problemas de comercialização e de armazenagem e os estoques reguladores são alguns dos principais pontos questionados pelos produtores.

"Com a CPI podemos discutir essas questões convocando todos os atores da cadeia, incluindo representantes do governo, para colher depoimentos e assim conseguirmos encaminhar soluções", afirma Renato Rocha, presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz).

Para Rocha, um dos principais pontos da investigação deverão ser os desequilíbrios encontrados na cadeia do arroz. O dirigente lembra que, embora os valores pagos aos produtores tenham sofrido queda de até 40% no período da crise, os preços para o consumidor no varejo não variaram na mesma proporção, e em alguns casos não sofreram alteração alguma.

Segundo Pozzobom, os trabalhos da CPI serão guiados por alguns fatos apresentados pelos representantes dos produtores durante vários encontros realizados no Interior do Estado nos últimos quatro meses. Os dados coletados incluem indícios de prática de infração à ordem econômica na cadeia produtiva da cultura. "Nossos principais focos de investigação serão o preço justo em relação aos custos de produção, a alta carga tributária do Rio Grande do Sul sobre o produto e as assimetrias econômicas do Mercosul", destaca.

O parlamentar comenta que um dos objetivos da comissão será incentivar um controle sanitário minucioso no arroz importado dos demais países do Mercosul. Pozzobom lembra que, atualmente, se o produtor brasileiro comprar um herbicida mais barato no Uruguai, por exemplo, e trazer o produto para o Brasil a fim de usá-lo em sua propriedade ele estará praticando crime ambiental e contrabando. "Mas esse mesmo herbicida é aplicado nas lavouras uruguaias e o arroz produzido com ele é vendido aqui em melhores condições de competição. Queremos então melhorar a perícia desse arroz importado, e em caso de qualquer contravenção vamos entrar com ação cautelar e proibir seu comércio", comenta.

Hoje, os 12 membros titulares da CPI realizarão uma reunião preparatória na Assembleia Legislativa para seu plano de trabalho. O presidente da comissão lembra que, uma vez formulado um relatório técnico com as possíveis soluções para os problemas debatidos, o documento será enviado ao governo federal.

Jornal do Comércio

Fale conosco

Entre em contato com a Arrozeira Banhado. Utilize o Fale Conosco do Site para esclarecer suas dúvidas, enviar sugestões, elogios e solicitar informações sobre produtos e serviços. Este é o seu canal on-line para um atendimento rápido e fácil.

O site da Arrozeira Banhado é o seu mais novo canal de notícias e informações. Se preferir, além do formulário, utilize os canais de contato alternativo listados abaixo.